A vereadora Maria Cristina Hamera destacou durante a sua fala no Legislativo, o seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14, das 9h às 17h, na Unidep. Esse evento se concentrará na prevenção e enfrentamento às violências contra as pessoas idosas no estado do Paraná.
A Importância de Proteger os Idosos
À medida que envelhecemos, infelizmente, muitos idosos enfrentam diversas formas de violência e maus-tratos, seja em suas próprias casas, em instituições de longa permanência ou até mesmo na comunidade. Essa é uma realidade preocupante que precisa ser abordada com urgência. Nós temos a responsabilidade de garantir que nossos idosos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem.
Objetivo do Seminário
A vereadora também ressaltou o objetivo deste seminário é reunir especialistas, autoridades e a comunidade para discutir estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento às violências contra as pessoas idosas no Paraná. Queremos criar soluções concretas que possam ser implementadas para proteger essa população vulnerável.
Programação e Participação
Durante o evento, haverá a oportunidade de ouvir palestras, participar de debates e fazer sugestões que possam enriquecer ainda mais o seminário e suas propostas. Sua presença e contribuição são fundamentais para que possamos alcançar resultados significativos em prol dos nossos idosos.
Construindo uma Sociedade Mais Justa e Inclusiva
“Acreditamos que, juntos, podemos criar um Paraná mais amigo da pessoa idosa, onde eles se sintam seguros, respeitados e valorizados. Essa é uma luta de todos nós, pois o envelhecimento digno deve ser um direito de todos os cidadãos”, enfatizou
Estado
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que todos os esforços visam políticas públicas efetivas para o público 60+, garantindo que desfrutem de um envelhecimento saudável e ativo. “Dos municípios do Estado, 91% deles já têm um plano municipal da Pessoa Idosa. Queremos um Paraná Amigo da Pessoa Idosa e, para isso, temos promovido e protegido os direitos dessa população e de todos que os cercam, integrando diversos atores e políticas”, afirmou.
Atualmente no Brasil são 44 cidades certificadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como Cidades Amigas das Pessoas Idosas e destas 33 encontram-se no Paraná.
Mais
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu
Paraná concentra 5 das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta estudo da Firjan
Vozes da Comunidade: A Realidade e os Desafios da Escola Municipal de Udir Cantu