Os auditores de controle externo Edelvan Ricardo Buchta (à esquerda) e José Cláudio Gomes Bastos, com servidoras da área da Saúde do Município de Pato Branco, durante auditoria que confere processos de vacinação.

Local: Inspetoria do TCE-PR audita processos de vacinação em 4 municípios do Paraná

A Primeira Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou, nesta semana, uma auditoria para avaliar a infraestrutura e os processos de vacinação realizados em quatro municípios paranaenses: Ibiporã (Norte do Estado), Irati (Centro-Sul), Paranaguá (Litoral) e Pato Branco (Sudoeste). A unidade, que tem como superintendente o conselheiro Augustinho Zucchi, é a atual responsável pela fiscalização das áreas temáticas de Saúde e Gestão Ambiental na esfera estadual.

Dessa forma, a 1ª ICE cumpriu meta inserida no âmbito de auditoria operacional coordenada da Rede Integrar, que reúne os Tribunais de Contas e tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal, com foco nos imunizantes aplicados em crianças de até um ano de vida, em todo o território nacional.

Sob o comando da inspetora, Luciane Maria Gonçalves Franco, e coordenação do auditor de controle externo Edelvan Ricardo Buchta, cinco servidores da 1ª ICE se deslocaram para os municípios auditados, com o intuito de realizar inspeções na central de armazenamento de vacinas (rede de frio) e em salas de vacinação localizadas em unidades básicas de saúde (UBS). Também foram realizadas entrevistas com os profissionais responsáveis pelas unidades visitadas.

“Em meio a um cenário de propagação de informações falsas sobre a eficácia e segurança vacinal, trata-se de uma importante iniciativa para restabelecer a cobertura vacinal aos parâmetros referendados internacionalmente”, comentou o coordenador do trabalho, Edelvan Buchta.

Rede Integrar

Instituída em 2021, a Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas é formada pelos TCs brasileiros e busca unir essas cortes em ações coordenadas de controle externo, para a fiscalização de políticas públicas que envolvem recursos oriundos de mais de uma esfera da federação. O planejamento conjunto de ações favorece a organização de atividades ao longo do ano, considerando a capacidade operacional de cada Tribunal.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube