Seis famílias pato-branquenses estão em nova casa

Após anos de incertezas, sofrendo em dias chuvosos e sem condições dignas de moradia, seis famílias estão morando em uma nova casa, com cômodos adequados e estrutura de qualidade. “Um momento ímpar para a sociedade de Pato Branco. São seis famílias que terão uma moradia digna, dando conforto e qualidade para seus filhos, que serão o futuro da nossa cidade”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

As casas foram repassadas em forma de termo de permissão de uso de bem imóvel público. A assinatura da documentação, e a entrega simbólica da chave, foram realizadas na manhã desta quinta-feira (09). “É uma mudança extrema, né? É sair da rua para ir para uma moradia. O acesso era difícil, o banho das crianças era difícil. Até hoje as crianças ainda relembram do banho de balde. Era bem complicado”, lembra Ana Maria Silva Bernardino, já acomodada no novo lar. “A gente está sendo colocado e temos uma cama para dormir, um lugar para morar. As crianças estão bem, tem uma higiene, tem um saneamento básico, temos água, temos tudo. Com certeza vai ser diferente do que o futuro que seria lá atrás”, complementa.

A casa, de cerca 39m², é composta por dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro e lavanderia, edificada em um terreno de aproximadamente 190m². Conforme o termo, a permissão é válida por 15 anos, podendo ser prorrogado ou aditado, tendo como obrigações por parte da permissionária em não abandonar o imóvel sem prévia comunicação, promover a manutenção e conservação, garantir a segurança e responsabilizar-se por despesas com energia elétrica, água e demais custos. “É uma alegria grande eu ter essa oportunidade de estar vendo a minha família entrando numa casa”, celebra Valdevino Alves, contemplado.

Essas famílias residiam em áreas irregulares, em situação de risco e em vulnerabilidade social. Atendendo à solicitação do Ministério Público do Paraná, a Prefeitura buscou alternativas para dar dignidade e respeito para essas famílias, iniciando o processo documental e o atendimento a elas. A equipe da Secretaria de Assistência Social, realizou todos os estudos de casos, bem como prestou toda a assistência necessária.

Construção das Casas

A casa para essas famílias é muito especial, por terem a oportunidade de assentar tijolo por tijolo. O projeto, idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, prevê a sustentabilidade e a inclusão, onde as próprias famílias realizam a fabricação do tijolo, em fábrica implementada pela administração municipal, e participam da construção da edificação. Todo o projeto arquitetônico, como de engenharia, foi coordenado pelas equipes das Secretarias de Planejamento Urbano e Engenharia e Obras.

Residencial Canan I

As casas foram construídas no final da Rua Fernando Ferrari, no bairro Novo Horizonte. O conjunto habitacional foi nomeado como Residencial Canan, levando o sobrenome da servidora Cristiane Canan. Cristiane faleceu em 2022, em decorrência de Dengue hemorrágica. Ela era servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social e iniciou todo o processo para que essas famílias conseguissem ter uma casa adequada e estruturada.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube