O Governo do Estado e a companhia aérea Azul ampliaram a campanha que promove o turismo no Paraná. Nesta segunda-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e os executivos da empresa apresentaram a segunda aeronave da companha adesivada com o selo “Visite o Paraná”. No evento, também foi anunciada a ampliação da malha aeroviária do Estado, com uma nova rota operada pela Azul entre Pato Branco, na região Sudoeste, e Campinas, em São Paulo.
De acordo com o governador, as ações de promoção do turismo e de ampliação da malha no Estado são fundamentais para fomentar a atividade no Paraná como um importante pilar econômico. “Promover o turismo mexe com toda uma cadeia importante, que envolve hotéis, restaurantes, pousadas, pontos turísticos e serviços em geral. Isso impacta diretamente nos empregos e na renda, já que cerca de 60% das contratações acontecem no setor de serviços”, afirmou.
Em 2023, o Paraná foi o estado brasileiro com a quarta maior alta nas atividades turísticas, com 10% de crescimento, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5) e Bahia (11,4%). Em 2024, o Paraná está entre os estados brasileiros que mais recebem turistas estrangeiros, fruto da programação nos cruzeiros no Litoral.
CAMPANHA – Com a ampliação da campanha de promoção do turismo, o Paraná se tornou o único estado a contar com dois aviões da Azul adesivados com o slogan “Visite o Paraná”. O objetivo da campanha é promover as atrações turísticas do Paraná, levando o convite de visita ao Estado a todas as regiões País. A Azul é líder em número de voos e destinos atendidos no Brasil.
A campanha está adesivada em duas aeronaves Embraer, com capacidade para mais de 100 passageiros cada. Elas farão diversas linhas comerciais da companhia, passando por várias capitais e cidades do interior. “Nós estamos dobrando a divulgação do Estado para que todo brasileiro, seja onde ele estiver, saiba que o Paraná é um destino atrativo e interessante”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.
Nesta terça-feira, o voo em que inaugurou a ampliação da campanha, por exemplo, fez o itinerário entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com previsão ainda de passar pelos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Além dos aviões plotados, ônibus das viações Catarinense e Garcia também viajam o Brasil adesivados com selo do “Visite o Paraná”, promovendo a campanha de turismo no Estado.
NOVA ROTA – Também foi anunciada uma nova rota operada pela Azul, ampliando a malha aeroviária do Paraná, ligando Pato Branco a Campinas. O voo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2024. O aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o quarto mais movimentado do Brasil, atrás apenas de Guarulhos, Congonhas e Brasília. “É o nosso maior hub, com cerca de 300 voos por dia. Com essa rota, Pato Branco estará diretamente conectada a toda a malha da companha, que atende destinos internacionais como Paris, Lisboa e Miami”, explicou Grandolfo.
Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, a rota vai ajudar a promover o turismo de lazer e de negócios na cidade. “É uma ação importante para levar negócios e grandes projetos para a região. Se conectar com o resto do mundo vai ajudar a atrair ainda mais investimentos e empregos para Pato Branco”, disse.
Desde que começou a operar no Paraná, a Azul já transportou mais de 24 milhões de passageiros e realizou mais de 288 mil voos durante todo esse período. Atualmente, a companhia tem cerca de 750 voos no Estado, contemplando nove destinos nacionais e um internacional, para Montevidéu.
Mais
115 municípios do Paraná correm risco de perder recursos do Fundeb em 2026
PCPR prende cinco pessoas em operação contra crimes violentos em Clevelândia
PCPR prende suspeito de tripla tentativa de homicídio em Saudade do Iguaçu