De autoria do todos os vereadores da Casa, foi aprovado o Projeto de Lei nº 174, de 2023, que denomina de “Francisco Garbin” a Praça localizada no cruzamento das Ruas Arariboia, Tamoio e Pedro Ramires de Mello. Francisco Garbin era natural de Flores da Cunha (RS), nascido em 20 de abril de 1920. Por volta do ano de 1945, fixou residência na cidade de Coronel Freitas (SC), trabalhando como ferreiro e funileiro.
Em 25 de junho de 1952, casou-se com Evinha Mercedes Brugalli, com quem teve três filhos, Nedy Maria Garbin, Neuri Nilo e Neri Antonio. No segundo semestre de 1954, mudou-se para Pato Branco, onde inicialmente, trabalhou como funileiro, passando, no ano de 1959, a exercer atividade de empresário, no antigo Posto Garbin, situado na Avenida Tupi esquina com Rua Osvaldo Aranha, atualmente, Posto Amigão. Permaneceu nesta atividade até o ano de 1984”. “Paralelamente a atividade de comércio de combustíveis, atuava, também, no ramo de hotelaria, nas proximidades da antiga Rodoviária Municipal, cuja gerência era exercida por sua mulher. Alternava, com estes ofícios, a atividade de caminhoneiro, transportando combustíveis da cidade de Guarapuava para abastecimento de seu posto e postos de terceiros. Exerceu, ainda, a atividade de taxista”.
“Francisco, apesar de não ter tido a oportunidade de estudar, era um grande empreendedor, haja visto que, em todas as atividades por ele exercidas, obteve sucesso, possibilitando que seus filhos estudassem e se estabelecessem, cada um em seu ramo de atividade. Recebeu, em 2012, Título de Cidadão Honorário de Pato Branco, em reconhecimento ao seu trabalho. Francisco cumpriu brilhantemente sua missão terrena até a data de 2 de fevereiro de 2015.
Mais
Paraná distribui 21 mil mudas nativas em ações pelo Dia da Árvore; Pato Branco está entre os municípios beneficiados
Obras de Rede de Esgoto Avançam no Bairro São Luiz
Pato Branco é destaque no Prêmio Gestor Público Paraná com programa Pato Tech – Escola de Inovação