Lombadas Eletrônicas na Redução de Acidentes de Trânsito em Pato Branco

 

A implantação de lombadas e redutores de velocidade tem sido amplamente debatida em Pato Branco, especialmente após a manifestação da vereadora Tânia Caminski sobre trânsito na cidade. Convidado pela vereadora e pelo vereador Rodrigo Correia (Podemos), esteve presente na sessão o diretor do Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Robertinho Dolenga. Ele comentou sobre as lombadas eletrônicas,  a eficácia das lombadas eletrônicas.

O Papel do Poder Público na Segurança Viária

O diretor do Depatran disse que é importante ressaltar que o poder público não é responsável pela ocorrência de acidentes, mas sim pela adoção de medidas para diminuir sua incidência. Diversas campanhas e órgãos relacionados ao trânsito têm a responsabilidade de debater e implementar ações que visem à segurança viária. No entanto, 99% dos acidentes são causados pela imprudência dos condutores e pedestres, não podendo, portanto, atribuir-se a culpa exclusivamente ao poder público.

Implantação de Lombadas Eletrônicas

O processo de implantação de lombadas eletrônicas em Pato Branco passa por análises técnicas e legais para garantir sua viabilidade, segundo comentou Dolenga, que muitas propostas são inviabilizadas por questões técnicas ou legais, mas aquelas que são aprovadas pelo Departamento de Trânsito seguem para a aquisição de materiais e, posteriormente, para a instalação. No ano passado, não houve aquisição de massa asfáltica para lombadas ou redutores de velocidade, mas para este ano está prevista a implantação de 12 lombadas e faixas elevadas nos próximos meses.

Impacto das Lombadas Eletrônicas

Enfatizou que desde a implantação das lombadas eletrônicas em Pato Branco, em 15 de janeiro, foram registradas mais de 5 milhões de passagens de veículos pelos dispositivos. Esse número reflete a grande circulação de veículos na cidade, especialmente porque Pato Branco atrai diariamente centenas de milhares de pessoas para fins médicos, comerciais e educacionais. Essa alta circulação de veículos aumenta o risco de acidentes, tornando ainda mais importante à adoção de medidas de segurança viária.

Na área central de Pato Branco, relata Dolenga, é  onde ocorre a maior circulação de veículos durante o dia, houve uma redução significativa no número de acidentes desde a implantação das lombadas eletrônicas. Comparando-se o período de 15 de janeiro a 15 de março de 2023 com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 50% no número de acidentes. Embora seja prematuro avaliar completamente a eficiência das lombadas, esses números já refletem uma melhora na segurança viária nos locais onde foram instaladas.

Autuações por Excesso de Velocidade

Durante o período de 15 de janeiro a 15 de março, foram registradas cerca de 9.147 autuações por excesso de velocidade nas lombadas eletrônicas de Pato Branco. No entanto, a grande maioria dessas autuações (80%) será convertida em advertência, não havendo valor a ser pago nem pontuação registrada. Apenas cerca de 30% das autuações médias serão pagas devido a infrações cometidas nos últimos 12 meses.

Destino dos Valores Arrecadados

Os valores arrecadados com as autuações por excesso de velocidade retornam para o município de Pato Branco e devem ser utilizados em trânsito e mobilidade, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. No período de 15 de janeiro a 15 de março, foram arrecadados cerca de R$1.425.000,00 com as autuações, sendo que aproximadamente R$300 mil retornarão para o município devido à conversão em advertência.

Manutenção e Reparo das Lombadas Eletrônicas

Qualquer falha ou defeito relatado nas lombadas eletrônicas de Pato Branco é imediatamente repassado à empresa responsável pela manutenção. A empresa tem o prazo de 24 horas para apresentar uma solução e, caso não ocorra, a lombada é desligada até que o problema seja resolvido. A empresa já foi notificada sobre esses problemas e tem respondido prontamente. Além disso, quando há relatos de leituras inconsistentes nos displays, o sistema é ajustado para descartar esses registros, assegurando a precisão dos dados.

Os dados revelam que a implantação das lombadas eletrônicas em Pato Branco tem demonstrado resultados promissores na redução do número de acidentes de trânsito. Embora seja necessário continuar monitorando o impacto dessas medidas, os números já indicam uma melhora significativa na segurança viária, especialmente nos locais onde as lombadas foram instaladas.

Além disso, a conversão da maioria das autuações em advertências e o retorno dos valores arrecadados para o município demonstram a transparência e a destinação adequada dos recursos. O Departamento de Trânsito está atento às falhas e defeitos relatados, buscando soluções rápidas para garantir o funcionamento adequado das lombadas eletrônicas. A segurança viária é um desafio constante, e a implantação de dispositivos como as lombadas eletrônicas é uma das estratégias adotadas para tornar as ruas de Pato Branco mais seguras para todos os cidadãos.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube