Trânsito Pato Branco: Depatran apresenta estudos sobre registros de autuações

 

O Diretor do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, comentou durante entrevista à imprensa um estudo recente.  No período de 30 dias, foram registradas um total de 3.500 autuações de trânsito. Dentre essas autuações, 78% foram classificadas como média gravidade. Isso significa que a maioria das infrações cometidas está relacionada ao excesso de velocidade. É importante ressaltar que, de todas as autuações por excesso de velocidade, quase 80% se enquadram na categoria de infração média. Segundo a legislação de trânsito, essas autuações podem ser convertidas em advertências, ou seja, o proprietário do veículo não receberá pontos na carteira nem precisará pagar multa. No entanto, essa conversão só ocorrerá se o condutor não tiver cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses. Caso contrário, a infração será mantida.

Tipos de Veículos Autuados

Também falou sobre os tipos de veículos que foram autuados durante esse período. Dos 2.923 veículos que passaram pelas lombadas eletrônicas, apenas 0,27% dos automóveis foram autuados. Já entre os caminhões, apenas 0,05% foram autuados. Surpreendentemente, as motos foram as que apresentaram o maior índice de autuações, representando 0,67% do total de motocicletas que passaram pelas lombadas eletrônicas. “Isso mostra que as motos estão excedendo a velocidade de forma proporcional aos demais veículos”, comentou Dolenga.

Velocidade Máxima Permitida

A velocidade máxima permitida nas vias onde as lombadas eletrônicas estão instaladas é de 40 km/h. É importante destacar que, de acordo com o Código de Trânsito, as vias podem ser classificadas como de trânsito rápido, arteriais, coletoras e locais. Em Pato Branco, não há vias classificadas como de trânsito rápido, todas são consideradas arteriais, coletoras ou locais.

O Plano Viário de Pato Branco

O plano viário de Pato Branco, estabelecido pela Secretaria de Planejamento, define a velocidade máxima nas vias arteriais como sendo 50 km/h. Portanto, as lombadas eletrônicas estão instaladas em vias arteriais onde a velocidade máxima é regulamentada em 50 km/h. No entanto, de acordo com o estudo técnico realizado, foi comprovado que a velocidade a ser reduzida nessas vias é de 40 km/h.

A Utilização de Controladores de Velocidade

Se a velocidade máxima permitida nas vias arteriais fosse 50 km/h, seria necessário instalar controladores de velocidade ao longo da via para fiscalizar o cumprimento dessa velocidade. Esses dispositivos, conhecidos como Pardais, são diferentes das lombadas eletrônicas, pois não precisam ter um display para demonstrar a velocidade aferida. No entanto, optou-se pela instalação das lombadas eletrônicas, pois esses pontos apresentaram altos índices de acidentes, além do grande fluxo de veículos e pedestres, o que aumenta a possibilidade de ocorrência de acidentes.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube