Foram empossados nesta segunda-feira (22), 59 conselheiros titulares e suplentes, das diversas modalidades do Sistema Confea/Crea, indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Paraná. Eles passam a fazer parte do Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que é o órgão colegiado decisório da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho. A solenidade de posse foi realizada no auditório Caio Amaral Gruber, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.
Em 2024, o Crea-PR contará com 151 conselheiros para compor o Plenário, sendo 107 representantes das Entidades de Classe, 44 representantes das Instituições de Ensino, todos eles profissionais de nível superior, que passam a atuar juntamente com a autarquia na defesa e valorização das profissões das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. A entrada desses profissionais confirma o cumprimento do Art. 43 da Lei n.º 5.194 de 1966, que determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros. Todos são cargos honoríficos, eleitos para mandatos de três anos, com direito à recondução.
Sudoeste
Na região, cinco conselheiros assumiram o mandato para a gestão 2024-26. A engenheira ambiental Viviane Aparecida Verona Galera, de Pato Branco, é a conselheira titular pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area-PB). Seu suplente é o engenheiro civil Luis Carlos Braun. Viviane assume um cargo no Crea-PR pela primeira vez. Ela antecipa o compromisso com as causas profissionais e com a defesa da sociedade.

“Minhas expectativas são de conhecer a fundo as atribuições dos Conselheiros e contribuir com a minha experiência como profissional de Engenharia. Também pretendo propor mudanças para defender e/ou modernizar as diretrizes para atuação dos profissionais, colaborar em demandas do Conselho e conjecturar, de forma justa, casos de infrações ao Código de Ética. Além de ter maior entendimento do processo, quero levar minhas experiências de atuação no mercado para o Crea-PR”, adianta a engenheira.
Outros conselheiros da região
Pela Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP), a engenheira civil Karlize Posanske da Silva assume o segundo mandato como conselheira titular do Crea-PR, com o engenheiro civil Adriano José de Lima Bonafé como suplente. Pelo Centro Universitário Mater Dei – Unimater, de Pato Branco, os conselheiros titulares são o engenheiro civil Vitor Ivan Pretto Guerra e o engenheiro agrônomo Vicente Lucio Michaliszyn; na suplência, o engenheiro civil Anderson Gobbi Drun e o engenheiro agrônomo Ricardo Beffart Aiolfi. Pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB), Edson Roberto Silveira, engenheiro agrônomo, é o conselheiro titular. O engenheiro agrônomo Alceu Luiz Assmann é o suplente.
Definição dos nomeados
A escolha dos representantes das Entidades de Classe (titular e suplente) ocorreu através de eleição entre seus pares, conforme regras constantes nos respectivos estatutos das entidades, e a escolha para indicação dos representantes das Instituições de Ensino se deu conforme o regimento de cada instituição. Os procedimentos relativos ao processo de renovação do terço no âmbito dos Creas são conduzidos por uma comissão permanente, denominada Comissão de Renovação do Terço – CRT, instituída pelo plenário, em sua primeira sessão anual. Essa Comissão, anualmente, analisa a proporcionalidade, entre as áreas profissionais e propõe a composição do Plenário e das Câmaras Especializadas, para o ano seguinte, através da elaboração de uma proposta de renovação do terço.

Mais
Prefeitura abre inscrição para processo seletivo de estagiários de nível superior
Sudoeste do Paraná entra em alerta para chuva forte, vento e granizo
Pato Branco recebe R$ 143 milhões da União em 2025; saúde concentra quase 85% dos recursos