“Pato Branco tem políticas públicas que envolvem da primeira idade a terceira idade”, afirma o prefeito Robson Cantu

Terreno da nova sede da prefeitura é doado e entidade vai construir uma Maternidade

No setor de saúde, o Município está edificando novas unidades, as chamadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para facilitar o acesso ao tratamento  preventivo e curativo.  A novidade, conforme relatou durante entrevista ao Patob, o prefeito Cantu, é à doação do terreno que a principio era destinado à construção do novo prédio da Prefeitura ao Instituto São Lucas, Hospital São Lucas. No local, a instituição vai construir uma Maternidade, inclusive,  nos próximos dias estará m Parto Branco,  secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A  Maternidade  oferecerá um pronto atendimento voltado exclusivamente para obstetrícia e ginecologia.

Transporte

O prefeito também anunciou  um estudo sobre mobilidade urbana e com o objetivo de transferir para o  Terminal Intermunicipal ( Rodoviária), o transporte urbano de passageiros. Assim, as duas modalidades ficariam conjugadas, caso o estudo aponte a viabilidade. As atuais instalações do terminal urbano seriam ocupadas por órgãos que estão em locais alugados, por exemplo, o Depatran. Outra medida, segundo Cantu, é buscar a participação da empresa concessionária para  integrar o sistema, bem como, oferecer  passe gratuito em alguns horários da Rodoviária ao Centro. O estudo contempla medidas para desafogar o trânsito nas horas de pico.

Educação

A cidade é destaque na  educação do país, diz o prefeito, citando avaliações  em nível nacional.  O desemprenho é resultado do comprometimento dos professores e funcionários e investimentos na melhoria da infraestrutura, aperfeiçoamento dos profissionais  e material pedagógico. “A educação é prioridade da nossa administração”, acrescentada, para em seguida enfatizar os bons resultados que o esporte  têm conquistado. Para reduzir a demanda por vagas no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), o Muncípio tem investido na construção de novas unidades e revitalizando as atuais editicações. Em breve, estará à disposição da comunidade a Arena Multiuso.

O investimento  conta com recursos do município e da União e soma R$ 27 milhôes. Dos recursos investidos, R$ 4.750.000,00 são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Giacobo, o restante recurso livre do município. A obra totaliza 8.226,72m². Arena Multiuso de Pato Branco Claudio Petrycoski. A homenagem, realizada a partir de projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, busca eternizar o legado do empresário. Claudio contribuiu com o fortalecimento do segmento esportivo em todo o município, além de incentivar também atividades culturais e apoiar iniciativas na educação.

Terceira idade

Além das políticas públicas  voltadas a pessoa idosa, Pato Branco está contemplada com um Condomínio do Idoso. O terreno foi doado a Cohapar. As obras estão previstas pata iniciarem no ano que vem e são administradas  pela Cohapar, dentro do programa Viver Mais Paraná.

Projeto

As casas têm 40 metros quadrados e o condomínio conta ainda com uma área de conveniência, piscina para hidroginástica, horta e sala para atendimentos médicos e sociais. Os projetos são destinados a casais ou idosos sozinhos a partir de 60 anos e renda de até seis salários mínimos, com prioridade de atendimento àqueles com menor poder aquisitivo. Os selecionados arcam como um custo inicial de 15% de um salário mínimo nacional ao mês.

Rodovia

A PRC, que fica no entorno da cidade vai ser municipalizada e o Município vai investir na construção de novas trincheiras, e  em outras  ações para garantir a segurança do cidadão. Cantu também anunciou que nos próximos dias, o Governo do Estado estará em Pato Branco. Ele  deverá oficializar a participação no processo de ampliação do Aeroporto, que passará a ser denominado de  Aeroporto Regional do Sudoeste. Ainda, na mesma data, governador Ratinho Junior vai deliberar sobre a pavimentação em concreto no trecho que dá acesso a Pato Branco.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube