Pato Branco foi uma das sedes da Governança Cooperativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). No dia 22 de novembro, com a participação do presidente do Conselho, engenheiro civil Ricardo Rocha, estiveram reunidos integrantes do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores (CDIN) e da Comissão Acadêmica Regional (CAR) do CreaJr-PR. Na ocasião, foi definida a nova representante titular da CAR na Comissão Acadêmica Estadual (CAE), em 2024: Jeanne de Baldi Portes, acadêmica de Engenharia Química da UTFPR – Campus Francisco Beltrão.
O CreaJr-PR é um programa para estudantes e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea, que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, Entidades de Classe e o próprio Crea-PR. Jeanne, que está no quarto período do curso de Engenharia Química, conta que tem alguns projetos em mente para gerar maior aproximação entre os membros do CreaJr-PR na região.
“Uma das ideias é elaborar uma cartilha e vídeos informativos para os atuais e futuros membros dirigentes, para detalhar quais os papeis deles e facilitar o engajamento de todos nas iniciativas. Penso também que podemos nos aproximar mais da comunidade, com a realização ou apoio a ações sociais na nossa região”, antecipa a estudante.
Atualmente, o CreaJr-PR da Regional Pato Branco conta com 1.314 membros que representam 27 cursos de graduação em 11 polos de ensino – três da UTFPR, dois do Unisep, IFPR, Unimater, Unidep, Unipar e Unioeste. No Paraná, o programa soma 13.202 acadêmicos. Jeanne entrou no programa no início de 2023 e relata que conhecia o Sistema Confea/Crea antes mesmo de iniciar o curso de Engenharia Química.
“Conhecer o Sistema foi um dos motivos que me levou a cursar Engenharia Química. Participar do CreaJr me aproximou do mercado e possibilitou muito networking. Faço parte da entidade de classe na minha cidade e ano que vem farei estágio na minha área, fruto de uma das conexões que fiz. É uma oportunidade interessante que os estudantes devem aproveitar, pois possibilita muitas conexões”, observa Jeanne.
A partir de janeiro de 2024, quando a nova representante titular da CAR assumir, a intenção é ampliar a divulgação do programa CreaJr-PR nas instituições de ensino da região que contam com cursos relacionados às Engenharias, à Agronomia e às Geociências.
Mais
PCPR e PMPR prendem quatro pessoas em operação integrada em Santo Antônio do Sudoeste
Governo anuncia convocação de mais 1.178 professores aprovados em concurso
Salto recebe Honório Serpa pela Taça Sudoeste de Futebol