No encerramento do curso Receita Tributária Municipal e Estruturação de Dívida Ativa, que a Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realiza em Francisco Beltrão, o procurador do Estado do Paraná Helton Kramer Lustoza defendeu a importância de os municípios adotarem opções para aumentar a arrecadação tributária, como o protesto e a transação tributária, que é uma novidade que vem sendo utilizada pela União com bons resultados.
“Temos realidades diferentes em cada município, mas existem medidas que valem para todos, que devem ser aplicadas conforme o perfil econômico da região. Desde o pequeno município deve buscar a sustentabilidade financeira. Dinheiro no caixa traz políticas públicas e a sociedade é quem ganha com isso”, reforçou o procurador, que foi o último palestrante do evento, que é promovido no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
Por sua vez, o coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão do TCE-PR, Wilmar da Costa Martins Júnior, fez um balanço positivo da programação que a Corte vem realizando em diversas regiões do Paraná para estimular os municípios em buscar o equilíbrio fiscal. “Tive o depoimento de um município que trouxe aqui números incríveis a partir de um trabalho realizado com base nos cursos do Tribunal, o que nos deixa muito satisfeitos com o resultado”, destacou.
Na mesma linha, o procurador Flávio Berti, do Ministério Público de Contas (MPC-PR), também palestrante, avaliou qual deveria ser a ação de cada prefeito: “A primeira atitude a fazer é aferir os gargalos do município na questão tributária. Então, é possível conhecer a arrecadação de município e elaborar um plano estratégico utilizando as ferramentas disponíveis, como a jurisprudência dos Tribunais”. Hoje não adianta mais notificar o tributo ao contribuinte e ficar esperando recolher, completou Berti, que durante a palestra apresentou vários casos práticos baseados na legislação tributária.
“Para nós que trabalhamos na área da fiscalização tributária, é importante aperfeiçoar os conhecimentos de como melhor arrecadar os tributos, como forma de contribuir mais com a política social de nosso município”, destacou Elizandra Dechery Gomes, servidora do Setor de Tributação da Prefeitura de Francisco Beltrão.
Nova PCA Municipal
Nesta sexta-feira (27), também na sede da Amsop, presidentes de câmaras, demais vereadores e técnicos do Poder Legislativo Municipal receberão a capacitação sobre o Novo Parecer Prévio. Integrantes do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) apresentarão as principais mudanças trazidas pela nova Prestação de Contas Anual (PCA), por meio da qual o TCE-PR passou, já a partir do exercício de 2022, a avaliar a atuação dos prefeitos na implementação de políticas públicas em áreas de alta relevância para a população, como saúde, educação e assistência social.
Entre os pontos abordados na formação vão estar o resgate da função opinativa do Parecer Prévio emitido pelo TCE-PR; as formas de atuação e encaminhamentos do Tribunal sobre contas de governo e contas de gestão; a necessidade de revisão dos regimentos internos das câmaras municipais em relação ao julgamento legislativo das contas dos prefeitos; e os resultados da primeira avaliação da atuação governamental das administrações municipais feita pelo Tribunal em 2022.

Mais
Pato Branco anuncia amplo pacote de pavimentação asfáltica em diversos bairros
Governo do Paraná anuncia R$ 202 milhões em investimentos urbanos para 42 municípios do Sudoeste: Pato Branco é destaque com mais de R$ 1 bilhão em obras
Trecho da BR-158 é municipalizado e deve resolver impasse de acessos no bairro São Francisco, em Pato Branco