Nesta terça-feira (24), no Hospital Filantrópico Policlínica, em Pato Branco, foi realizado o milésimo transplante de rim. Um paciente do Mato Grosso, de 41 anos, recebeu rim doado pela irmã, de 35 anos. O transplante foi bem-sucedido e o receptor está internado na UTI Adulto, seguindo procedimento padrão. O transplante envolveu grande número de profissionais, entre eles, os médicos urologistas Sergio Luiz Janczeski Júnior e Luis Eduardo Durães Barboza, os cirurgiões vasculares Eduar Guerios Junior e Eduar Guerios Neto, o médico nefrologista Jorge Ramos e os médicos anestesiologistas Almir Antonio Molossi e Ivai Saião Aranha Falcão de Azevedo e equipe de enfermagem.
Na próxima semana, quando receber alta, o paciente e a equipe médica participarão de entrevista coletiva, em data a ser definida.O serviço de transplantes renais em Pato Branco teve início em 18 de dezembro de 1985. O procedimento foi realizado em um paciente que recebeu o órgão doado pelo irmão. Os médicos Júlio Sfredo, Hélio Vida Cassi, Eduar Guérios Jr, Carlos Volpato, Pedro Bortot, Luiz Alberto Sartori (in memoriam), Eliseo Batiston e Paulo Furtado integravam a equipe que entrou para a história da Medicina na região sudoeste do Paraná.
Dos mil transplantes renais realizados em Pato Branco, 602 foram resultado de doadores falecidos (60,2%) e 398 de doadores vivos (39,8%).

Mais
Em Vitorino, PCPR apreende 328 quilos de cocaína em carro a partir de denúncia anônima
Sudoeste do Paraná recebe kits escolares até início de fevereiro; mais de 1 milhão de materiais são distribuídos pelo Estado
Intoxicação alimentar aumenta no verão: saiba como se prevenir e manter a saúde do sistema digestivo