Às margens alagadas do Rio Iguaçu, no município de Saudade do Iguaçu, a Sanepar começou a operar uma estação de captação de água flutuante. Inovadora e sustentável, a estrutura foi planejada e desenvolvida pelos próprios empregados, e atenderá com tranquilidade a demanda de consumo da cidade até 2028, quando deve ficar pronta a nova captação de água que está em fase de projeto.
Instalada no Lago Salto Santiago, na margem alagada do Rio, a plataforma e seus componentes foram feitos com reaproveitamento de materiais que estavam ociosos, como madeira plástica ecológica proveniente de uma estação de tratamento de água de Cascavel, bombonas de produtos usados no tratamento da água e sobras de tubulações metálicas e em polietileno de alta densidade (PEAD). A nova captação está somando 608 mil litros de água ao dia para o sistema de abastecimento da cidade.
Outra vantagem é que, em períodos de seca, quando baixarem os níveis da água do Lago Salto Santiago, a estrutura pode ser deslocada para locais com nível de água mais elevado.
A captação flutua a 90 metros da margem, e o cabeamento elétrico e o bombeamento ficam submersos. A base flutuante tem 6 metros por 3,4 metros, suporta carga total de 2,6 toneladas e é ancorada em seus quatro cantos para evitar movimentação imprevista.
O ponto de operação fica a 2,4 quilômetros do canal de navegação do Rio Iguaçu. Mesmo a essa distância, a captação tem sinalização com boias flutuantes em um raio de 15 metros. E foram instaladas placas de advertência e luzes de navegação na cor vermelha, que tornam visível a estrutura no período noturno.

Mais
Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer reforça compromisso com acolhimento e ampliação de atendimentos em Pato Branco
Pato Branco anuncia amplo pacote de pavimentação asfáltica em diversos bairros
Governo do Paraná anuncia R$ 202 milhões em investimentos urbanos para 42 municípios do Sudoeste: Pato Branco é destaque com mais de R$ 1 bilhão em obras