Sudoeste: Sesc PR realiza mobilização para limpeza de rios e praias em 25 cidades

No próximo sábado (16), o Sesc PR conclama a população paranaense a participar dos 25 mutirões que a instituição organizará no estado para limpar rios, lagos e praias. A ação faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, um evento que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre sempre aos terceiros sábados do mês de setembro e, em 2023, terá a participação de 197 países.

No Paraná, o Sesc mobiliza as comunidades a participarem voluntariamente dos mutirões de limpeza e também pretende realçar a importância de iniciativas individuais na conservação destes ambientes, afinal isso afeta diretamente a vida das pessoas que vivem nesses entornos.

Em Curitiba, a ação de limpeza será realizada no córrego Alto Boqueirão, das 10h30 às 15h, com ponto de encontro no Jardinete Jornalista Vinícius Coelho e contará com a presença da Família Folhas. A gerente de Saúde e Odontologia, Suellen Costa Cristo, conta que a escolha do local foi uma sugestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), uma vez que o local sofre com o acúmulo de resíduos e com sucessivas inundações em períodos de chuvas.

Na capital, além da parceria com a Prefeitura, a ação também terá apoio do Rotary, Associação de Moradores e Grupo de Escoteiros Santos Dumont, e terá reforço da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

Em todo o estado, além dos mutirões, serão realizados o plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades dos córregos e promovidas ações de educação ambiental.

Confira as ações que o Sesc promoverá na região:                                                                                                                                          

Francisco Beltrão

– Ações de mutirão de limpeza no Rio Lonqueador e na pista de atletismo do Bairro Industrial, das 8h às 12h

– Palestra sobre contaminação das águas, sustentabilidade formas de reciclar, dias 9/9 e 19/9, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

– Parceiros: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Grupo de Escoteiros

– 15/09, 8h às 17h: coleta de lixo eletrônico

– 16/09, 8h30 às 11h30: mutirão de limpeza no córrego xaxim, Parque Ouro Branco.

– Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coopervaí e Tiro de Guerra.

Pato Branco

– Limpeza de córrego localizado no Bairro Alvorada e plantio de mudas nativas às margens.

– Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Água e Terra (IAT)

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube