Fomento Paraná e Sebrae Paraná promoveram nesta sexta-feira (25) o segundo Encontro Regional de Agentes de Crédito da Rede de Parceiros, reunindo profissionais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O evento com o tema “A importância do planejamento na atuação do Agente de Crédito” recebeu na sede do Sebrae-PR mais de 60 profissionais, entre agentes de crédito e correspondentes credenciados.
Os encontros regionais acontecem anualmente como parte da capacitação permanente dos responsáveis por recepcionar e orientar empreendedores em cada município em solicitações de microcrédito (até R$ 20 mil) ou operações superiores, do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense.
De acordo com o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, são oportunidades para passar informações novas e ajudá-los a se planejar para atuar de uma forma mais assertiva. “Muitas vezes o cliente não sabe que existe, onde ele pode encontrar a Fomento Paraná, ou então não se vê como apto a receber um crédito. Por isso estimulamos o agente a se planejar e preparar ações de divulgação e outros eventos que mostrem ao empreendedor, que é o nosso público, como ele pode ser atendido na Sala do Empreendedor ou Agência do Trabalhador”, explica.
O coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, destaca que o objetivo dos encontros é trabalhar o desenvolvimento das competências individuais do agente de crédito com foco na rede de desenvolvimento econômico do Paraná. “Essa parceria entre Fomento e Sebrae é exitosa porque a gente tem propósitos e trabalho em conjunto, um na concessão do crédito e outro no crédito orientado. Ou seja, levar a orientação do crédito para o micro e pequeno empresário”, avalia.
Os encontros permitem a troca de experiências e boas práticas entre agentes de crédito no ambiente regional e possibilitam a construção de temáticas que serão abordadas em um encontro estadual, em novembro, quando serão apresentadas e discutidas as estratégias para o ano seguinte. O primeiro de uma série de seis ocorreu em Cascavel. Os próximos serão em Maringá (29/8), Londrina (30/8), Ponta Grossa (1º/9) e Pato Branco (5/9). Cada um reúne agentes de crédito e correspondentes do município e da regional.
Todos são profissionais vinculados às prefeituras e atuam em Agências do Trabalhador, Salas do Empreendedor ou outras estruturas especializadas criadas pelos municípios. Atualmente a Fomento Paraná conta com agentes de crédito presentes em 326 cidades, cobrindo mais de 80% do Estado com pelo menos um ponto de atendimento.
De janeiro a agosto, os agentes de crédito foram responsáveis por mais de R$ 54 milhões em operações de microcrédito liberadas pela Fomento Paraná para empreendedores informais, MEIs e

Mais
Pato Branco registra 63 casos confirmados de dengue em 2026
Regional de Pato Branco oferta 2.078 vagas vagas de emprego com carteira assinada
Município registra 42 casos confirmados de dengue em 2026 e mantém índice de infestação em nível baixo