3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tem novo comandante; a solenidade aconteceu durante solenidade alusiva aos 65 anos de existência

O 3º Batalhão de Polícia Militar, uma das Unidades mais antigas da Polícia Militar do Paraná, realizou na manhã desta terça-feira (18),  a solenidade em alusão aos 65 anos de existência, bem como a entrega de Comando do Tenente-Coronel Heraldo Correia de Lima ao Major Vicente Carvalho Júnior.

Durante a cerimônia foi realizada a leitura do elogio individual do Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar Coronel, Rubens Garcez da Luz. Após o ato de passagem de comando foi realizada a leitura do currículo do novo comandante e em seguida os comandantes sucessor e sucedido fizeram uma homenagem às suas esposas com a entrega de rosas em reconhecimento ao companheirismo, paciência e compreensão dispensados no transcorrer de suas carreiras.

O novo comandante do 3º BPM, Major Vicente Carvalho Júnior, nascido em Curitiba-PR, é casado e pai de uma menina. Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Paraná em 1996, quando incluiu na Academia Policial Militar do Guatupê no Curso de Formação de Oficiais e foi declarado Aspirante à Oficial em 1998. Trabalhou como Chefe do Setor de Justiça e Disciplina do 3º BPM, acumulando a função de Comandante do Pelotão de Trânsito, exerceu o cargo de Comandante do GOE-Grupo de Operações Especiais do 3º BPM, foi Comandante do 2º Pel. da 2ª Cia. do 3º BPM em Dois Vizinhos-PR, cumulativamente com a função de Subcomandante da 2ª Cia. do 3º BPM em Francisco Beltrão, Comandante da 1ª Cia. do 3º BPM em Pato Branco, Subcomandante da 2ª Cia. do 3º BPM em Francisco Beltrão, Comandante da 1ª Cia. do 21º BPM em Francisco Beltrão, Chefe da 3ª Seção responsável pelo Planejamento e Instrução do 3º BPM, e atuou como Comandante da 3ª Cia. PM do 3º BPM, em Coronel Vivida-PR. De janeiro a dezembro de 2019 acumulou a função de Subcomandante do 3º BPM e Comandante da 3ª Cia. do 3º BPM, e ao ser promovido a Major foi designado a assumir definitivamente a função de Subcomandante da OPM e em seguida o Comando da Unidade em 2020, retornando ao Subcomando até 30 de maio deste ano, quando foi designado a assumir a função de Comandante do 3º Batalhão.

Possui Graduação em Direito, Pós-Graduações em nível de Especialização em Direito Público, Especialização em Administração com ênfase em Segurança Pública, Especialização em Segurança Pública, Especialização em Compliance e Relações Governamentais, Especialização em Direito Militar, Curso Inovação em segurança através do design, Curso Gerenciando Pessoas no Trabalho, e Curso de Repressão ao Tráfico e ao Crime Organizado. Realizou ainda os cursos de: paraquedismo; sniper policial e militar; estágio de minas terrestres; resgate de reféns e entradas táticas explosivas-grupo de operações especiais; atualização em antibomba, fuzil tático, proteção de testemunhas e rapel tático pelo COE-Comando de Operações Especiais; curso avançado de tiro defensivo, Curso de Adestramento Básico no Canil Escola do 1º Batalhão PM em Ponta Grossa; e Ações Táticas Policiais – em parceria com o CATI e a SWAT (EUA), na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina.

Na Polícia Militar do Paraná participou de vários cursos, dentre estes, o Curso de Formação de Oficiais na APMG, Atualização Profissional em Administração de Crises, Curso de Promotor de Polícia Comunitária, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso de Inteligência. Na ocasião também foi realizada a entrega da Medalha “Sentinelas do Sudoeste”, criada através da Portaria do Comando Geral nº 835, de 4 de outubro de 2013, medalha de Mérito do 3º BPM de caráter comemorativo, destinada a enaltecer e homenagear militares, civis e entidades pelos relevantes serviços prestados ao 3º BPM e à Segurança Pública nos 11 municípios que compreendem a área de atuação do batalhão.

A medalha faz referência à História do sudoeste paranaense que teve episódios significativos no ano de 1957, como a Revolta dos Posseiros. A fim de preservar a ordem pública, foram movimentadas tropas da Polícia Militar para a região, e em 1958 foi criado o 3º Batalhão de Polícia Militar.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa, comandada pelo Capitão Allan de Souza Mori e composta pelo efetivo regular do 3º BPM e da equipe da ROTAM. As autoridades ainda foram convidadas a dirigirem-se à antessala do Comando para a inauguração do retrato do Tenente-Coronel Heraldo Correia de Lima na galeria dos Ex-Comandantes.

Atualização: Em 2014, a sede do batalhão passou por uma reestruturação em suas instalações físicas e atualmente possui um amplo complexo operacional com uma sala de confecção de Termos Circunstanciados, a Central de Operações do 3º BPM, onde são realizados os despachos das equipes às solicitações de atendimento às ocorrências e também onde é realizado o videomonitoramento da cidade, que conta atualmente com 216 câmeras instaladas em pontos estratégicos, contando com tecnologia de ponta, inclusive de reconhecimento facial e leitura de placas.

Em 2016 a reestruturação das instalações da base de operações da ROTAM/Canil, e em 2018 a reinauguração das instalações do complexo do estande de tiro da Unidade, tornando-se referência no Estado do Paraná, onde são realizadas instruções de tiro operacional, abordagens e policiamento.

O 3º Batalhão também é destaque no programa preventivo de saúde, através da Unidade Básica de Saúde, oferecendo atendimento odontológico a todos os policiais e bombeiros militares da ativa e da reserva, bem como a seus dependentes.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube