O Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (COMTUR), por meio de parceria técnica com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), iniciou uma sondagem para identificar facilidades ou dificuldades da população das regiões sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, tanto nos deslocamentos das cidades-polo regionais quanto para grandes centros do país. A sondagem “Desafios no deslocamento para grandes centros” está disponível para preenchimento no link comtur.patobranco.tec.br até o dia 7 de setembro. A iniciativa é aberta ao público e todos aqueles que responderem ao questionário por completo concorrerão ao sorteio de passagens aéreas para duas pessoas para o Rio de Janeiro (saída e retorno via aeroporto de Pato Branco).
O presidente do COMTUR, Anery Junior Baggio, relata que, após dois meses, os dados serão tabulados e a previsão é de que sejam divulgados até o final do ano. O questionário leva menos de cinco minutos para ser preenchido e as pessoas podem detalhar seus dados de movimentação, por rodovias ou via aérea. “É uma sondagem, por isso o envolvimento das entidades, pois o objetivo é coletar o máximo de informações de todo mundo que possa viajar. A estratégia é ganhar abrangência, mas, também, por outro lado, por quê levantar as informações e segurá-las, se o turismo se faz de maneira integrada?”, pergunta Baggio, acrescentando que o COMTUR faz parte da Instância de Governança Regional IGR/Vales do Iguaçu, vinculada à Agência de Desenvolvimento.
Parcerias
A ação do COMTUR conta com o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). Nesta quinta-feira (6), foi realizada a assinatura dos termos de cooperação, em solenidade no auditório do Sebrae/PR, em Pato Branco. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, os presidentes da Cacispar, Edilberto Minski, da Agência de Desenvolvimento, Rogério Sidral, da Amsop, Anderson Barreto (prefeito de Coronel Vivida), e da ACEPB, Luan Marcante, estiveram presentes, junto a representantes de instituições de ensino superior, do setor de saúde e entidades empresariais e dos segmentos de gastronomia e hotelaria, entre outros.
Edilberto Minski, presidente da Cacispar, observa que o desenvolvimento regional é uma das diretrizes da atual gestão. Para tanto, é preciso conhecer as capacidades e as deficiências do território.
“Com a assinatura do termo de cooperação, buscamos conhecer melhor as nossas demandas, os nossos setores produtivos, para sermos assertivos na busca de produtos, serviços e treinamentos. E, também, oferecer a todos os integrantes do segmento essa condição de ser estratégico nas tomadas de decisão. Queremos contribuir com a sondagem, com as associações empresariais e os parceiros, e usufruir desses resultados, em breve.”
Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, é momento de “despertar” o sudoeste do Paraná. “Nós podemos transformar esta região. Em todos os municípios sudoestinos, há algo para oferecer, seja no turismo, na saúde, no esporte, na educação ou na gastronomia. É importante que essas informações cheguem aos empreendedores e investidores”, salienta o prefeito.
Rogério Sidral, presidente da Agência de Desenvolvimento, comenta que a iniciativa do COMTUR vem ao encontro de um dos objetivos da atual gestão, de um banco de dados que possa ser disponibilizado aos empresários.
“Sem informações fundamentadas, fica difícil a tarefa de oferecer o Sudoeste a potenciais investidores de outras regiões do Brasil. Estamos engajados nessa iniciativa e queremos contribuir para que a sondagem chegue ao maior número possível de pessoas”, adianta.
Mais
A Importância do Planejamento Urbano e de Projetos Estruturados para o Desenvolvimento de Pato Branco
Revitalização do Parque Cecília Cardoso conta com ponte de alvenaria no lago e plantio de árvores
Esporte Escolar: Representatividade e Reconhecimento aos Profissionais