Nesta quinta-feira(30), teve início evento organizado pela Secretaria Municipal da Saúde focado no aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais de saúde de Pato Branco na avaliação e no cuidado com a pessoa idosa. A atividade contemplou dois dias de palestras ministradas pelo geriatra Dr. Edgar Nunes de Moraes, profissional referência na área a nível nacional. O médico é um dos elaboradores da nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária e na atenção ambulatorial especializada. Dr. Edgar é consultor do CONASS na área de saúde do idoso e também atua como professor e coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG e do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da instituição.
O tema da apresentação envolve o alinhamento conceitual sobre a política de atenção à saúde da pessoa idosa com foco no índice de vulnerabilidade clínico funcional. A iniciativa é parte das ações organizadas pela Administração Municipal com o intuito de preparar as equipes de atendimento para os desafios que surgirão a partir da mudança na pirâmide demográfica brasileira, aumento da expectativa de vida e o consequente crescimento da população idosa.
“O objetivo do evento é oferecer reflexões acerca do cuidado com a pessoa idosa na rede de atenção à saúde que tem a atenção primária como responsável pela coordenação”, explica a Secretária de Saúde, Liliam Brandalise. “A atividade compreende um alinhamento dos conceitos, métodos de avaliação e de cuidado no atendimento”, completa.
O evento contou com a participação de mais de 400 profissionais da rede de atenção a saúde do município, estudantes e docentes das instituições de ensino. Estiveram presentes a Consultora de Saúde de Pato Branco, Dra. Maria Emi Shimazaki e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvana Turatto Longhi, além da Vice-Prefeita e médica oftalmologista, Angela Padoan. Profissionais da Secretaria de Saúde de Guarapuava também prestigiaram o evento.
Já na manhã de sexta-feira(31), participaram os profissionais da rede de saúde da região, representantes da Sesa, do Cosems, Conims, Cresems, 7ª Regional de Saúde, Câmara de Vereadores, Ministério Público, diversas instituições de ensino parceiras e instituições que trabalham com o público idoso. Estiveram reunidos também as equipes da UNATI e da rede socio-assistencial, conselhos municipais, Pastoral da Pessoa Idosa, CEU das Artes, instituições de longa permanência para idosos, Missão SOS Vida, Probem, GAMA, Rede Cuida de Mim, instituições religiosas e representantes dos planos de saúde, hospitais, Rotary e Comitê Cidade Amiga do Idosos.
“Com o processo de envelhecimento da população em curso, uma das nossas prioridades enquanto gestão é garantir qualidade de vida e preservação da saúde desse público a quem devemos tanto e merecem todo nosso respeito”, salienta o prefeito Robson Cantu.
Ainda, durante o período da tarde na quinta-feira(30) foi realizado o Mutirão da Saúde da Pessoa Idosa. O evento, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer foi sediado no Largo da Liberdade e ofereceu serviços gratuitos às pessoas idosas como aferição de pressão, avaliação nutricional, testes rápidos, vacinação, atividades físicas e apresentações artísticas de música e dança.
Mais
Patrulha Rural executa melhorias em cerca de 1.600 km de estradas rurais de Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.557 vagas de emprego com carteira assinada
PCPR e PMPR prendem quatro em operação contra abuso sexual infantil em Pato Branco