A segunda reunião do Conselho de Administração (CAD) e presidentes de associações da gestão 2023-24 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) foi realizada nesta segunda-feira (27), em Francisco Beltrão. A apresentação do planejamento estratégico para o biênio foi destaque entre as pautas. O novo planejamento começou a ser elaborado em janeiro passado e está alicerçado em cinco pilares: as ACEs, gestão, cultura associativista, rede de benefícios e desenvolvimento territorial. Entre os objetivos, está fortalecer e aumentar a representatividade das associações empresariais em seus municípios. As demandas foram coletadas durante a fase de elaboração do plano, que envolveu os integrantes do CAD e presidentes e diretores das entidades.
As ações foram elaboradas para convergir com os planejamentos do Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste (Copes) e o Programa de Inovação da Cacispar. Nos próximos dias, o cronograma será finalizado. O presidente da Cacispar, Edilberto Minski, explica que o planejamento estratégico lançado agora tem diferenças importantes em relação aos anteriores. “Não tínhamos indicadores. Nosso principal objetivo é estabelecer um marco zero de indicadores e mensurar as ações da Coordenadoria junto às entidades associadas. Essa metodologia de coleta e análise de indicadores será replicada nas ACEs. É uma demanda que determinamos e que será trabalhada com os executivos, para que se possam mensurar áreas como associados, gestão e desenvolvimento sustentável”, detalha.
Minski acrescenta que a intenção é oferecer produtos e serviços, em parceria com as associações empresariais, para que elas possam se tornar mais atraentes, proporcionando vantagens econômicas e maior representatividade às empresas associadas. “Em breve, faremos a divulgação de novos produtos e serviços, que estão sendo assinados e vêm ao encontro da nossa meta.”
Convenção em setembro
O novo planejamento estratégico traz ainda a programação de eventos para 2023:
– abril, 14º Fórum da Mulher Empresária, no dia 29, em Santo Antonio do Sudoeste;
– maio, missão técnica para o Ecossistema da Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC);
– julho, Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores (EPJE), em Francisco Beltrão;
– setembro, dia 28, Convenção Empresarial da Cacispar, em Francisco Beltrão;
– novembro, 6º Congresso Empresarial Paranaense e 33ª Convenção Anual da Faciap;
– dezembro, entrega da comenda Investidor Regional e encerramento das atividades do ano.
Inovação em pauta
Juarez Siedlecki Andrade, presidente da Aciar e vice-presidente para Assuntos de Inovação da Cacispar, fez relato sobre as agendas de sensibilização aos empresários de Palmas, Realeza, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco do Programa de Inovação para Negócios Tradicionais, realizado em parceria com o Sebrae/PR. Após as reuniões, ocorridas entre os dias 14 e 20 de março, 95 empresas manifestaram interesse em participar. O lançamento oficial do programa está marcado para o dia 18 de abril, na sede da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB).
“O objetivo principal do programa é reduzir custos ou aumentar a produtividade das empresas participantes”, resume Juarez. Já o presidente da Cacispar acrescenta que a intenção é mostrar o que é a inovação, na essência, independentemente da aplicabilidade. “A partir disso, os empresários poderão aplicar em melhorias de processos, de produtos, do ambiente, na gestão e até na parte tecnológica. Mas, é importante ressaltar que o programa não é voltado para inovações tecnológicas e, sim, para os negócios tradicionais”, esclarece Minski.
Mais
DER homologa edital para pavimentar trecho do Contorno Noroeste de Pato Branco
Gaeco de Francisco Beltrão e Polícia Militar deflagram segunda fase da Operação Mensageiro
Pato Branco inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos