Dando sequência a revisão do Plano Diretor Municipal, na sexta-feira (24), a Prefeitura de Pato Branco realizou mais uma etapa do processo para discutir os ajustes nas propostas de ordenamento territorial, correspondentes a terceira fase, além de questões relacionadas as áreas ambientais do município. “Esse momento foi importante para assegurar a premissa básica do Plano Diretor, que é a participação da sociedade na tomada das decisões, garantindo que todas as pessoas possam contribuir com o futuro de Pato Branco”, salienta Isabel Consoli, diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano.
Dividido em dois momentos, na parte da manhã o debate foi entre os membros do Conselho Municipal do Plano Diretor (Coplan), grupo de acompanhamento do plano diretor (grupo de voluntários), equipe técnica do município, representantes da empresa Urbtec e representantes do setor da construção civil de Pato Branco. Na oportunidade, profissionais da área da construção civil apresentaram algumas sugestões de adequações.
Já na parte da tarde, o debate foi com o Ministério Público do Paraná, Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), representantes do Instituto Água e Terra (IAT), servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco e profissionais das áreas ambientais. Foram abordados assuntos relacionados aos recursos hídricos, áreas de preservação permanente, de encostas e de risco ambiental. “Essas discussões foram amplas e envolveram diversos atores que puderam contribuir com diferentes pontos de vista sobre as questões abordadas”, complementa Isabel. “Novas discussões devem ser promovidas para afunilar as discussões e implementar, de forma adequada, na Lei do Plano Diretor”, finaliza.
Mais
DER homologa edital para pavimentar trecho do Contorno Noroeste de Pato Branco
Gaeco de Francisco Beltrão e Polícia Militar deflagram segunda fase da Operação Mensageiro
Pato Branco inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos