Uma das primeiras atividades culturais contou com a participação dos alunos da oficina de música do Centro Juvenil de Realeza. O repertório composto pelo pop rock nacional abriu os trabalhos na noite de terça (8), dia em que também foram realizadas oficinas com temáticas de preconceito linguístico, educação estética, memória, além do debate sobre os direitos e o suporte educacional ao autista.
No saguão do Bloco dos Servidores está exposto o trabalho da cientista social e artista plástica, Cláudia Mallman. A exposição “Despetalada” é formada por 42 obras que expressam os sentimentos e as vivências da condição de “ser mulher”. No saguão do Bloco A está a exposição “As cores da ciência”, criada pelo Coletivo Bioaquarela, resultado de um projeto de extensão sobre ilustração científica desenvolvido no Campus Realeza. Os trabalhos artísticos poderão ser apreciados até o dia 18 de novembro.
Quanto às palestras realizadas, a coordenadora do curso de Letras, professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski, avaliou que a proposta interdisciplinar do evento, somada à temática da “Diversidade, educação pública e direitos humanos”, contribuem para a complementação da formação acadêmica. “Tivemos momentos de reflexão sobre a inserção da cultura afro-brasileira e indígena no contexto educacional, do preconceito linguístico, a inclusão da pessoa autista, esses e outros temas que ampliam o pensamento crítico e fomentam a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, a integração com os demais cursos de graduação aponta para a importância de fomentar a interdisciplinaridade como exercício pedagógico constante”, destacou.
A finalização da I Semana Acadêmica Integrada será nesta sexta-feira (10), quando será realizada a mesa redonda sobre movimentos sociais do campo e povos indígenas, as ocupações das escolas secundaristas em 2016 e a eclosão do fascismo. “Nesta oportunidade, serão apresentados resultados de pesquisas produzidas por egressos do curso de especialização em Direitos Humanos do Campus Realeza. Momento em que é devolvido para a comunidade um exercício feito nessa perspectiva da relação de produção de conhecimento, mapeando temas da comunidade e depois apresentando os resultados”, enfatizou o coordenador do curso de Administração Pública, professor José Oto Konzen.
Mais
Secretaria de Esporte realiza Congresso Técnico dos Jogos dos Trabalhadores
Abafadores auditivos serão entregues gratuitamente para alunos da rede pública municipal com hipersensibilidade a ruídos
Cessão de Servidores: Questionamentos à Gestão Municipal de Pato Branco