O Projeto Engenheiro Residente é um Projeto de Ensino orientado pela professora Paôla Regina Dalcanal do Curso de Engenharia Civil, que conta com a participação ativa do Centro Acadêmico do curso para sua implantação e execução. Teve início em 2016, motivado pela solicitação de acadêmicos formandos, que sentiram que o curso poderia ser melhor aproveitado se fossem trabalhadas questões ligadas diretamente à profissão desde os primeiros períodos. Sendo assim, o projeto objetiva aproximar os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Engenharia Civil ao próprio curso, bem como proporcionar a troca de conhecimentos e experiências com acadêmicos veteranos, ampliando o aprendizado para além das salas de aula e promovendo atividades práticas relacionadas às mais diversas áreas do curso.
Segundo a professora Paôla, o projeto “visa, também, proporcionar o convívio e a interação com os demais colegas, a cooperação e engajamento por meio de atividades em grupos. Ainda, oferece a experiência aos acadêmicos de períodos mais avançados de atuarem como tutores, coordenando e preparando os encontros do projeto, sob orientação do professor orientador.”
Neste semestre está sendo desenvolvido nas sextas-feiras de manhã, das 10h20 às 12h, no Bloco J. Primeiro fazem uma breve exposição sobre o tema a ser tratado no encontro, em seguida, os tutores guiam os alunos para desenvolver as atividades programadas como: levantamento de alvenaria, montagem de armadura, formas, concretagem, leitura de projeto e outras. Dessa forma, o Engenheiro Residente serve como recurso metodológico que facilita o processo de ensino e aprendizagem, além de integrar os acadêmicos às rotinas do curso.
Mais
Lei Complementar nº 115/2025, publicada pela Prefeitura, só entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.574 vagas de emprego com carteira assinada
ACEPB reivindica volta do Estar Rotativo em nome dos empresários com êxito