Depois de um longo período realizando atividades online e estudos em casa durante a pandemia, os 16 músicos que integram a Orquestra Sanfônica de Pato Branco voltaram com os ensaios presenciais em março deste ano, e se preparam para retornar aos palcos com apresentações já agendadas para o Paraná e Santa Catarina, em novembro e dezembro.
O regente da Orquestra, Diego Guerro, contou que a agenda de shows ficou paralisada desde o início de 2020 por conta das restrições e medidas preventivas da covid-19 e que, em 2021, foram realizadas apenas duas apresentações, uma no Parque da Pedreira e outra no Largo da Liberdade, ambas em Pato Branco. “Estávamos com saudade das atividades presenciais. Os ensaios fizeram falta e nada substitui a energia do contato presencial na hora de fazer música”, garante.
A atual formação é composta por 12 acordeonistas – alguns com vários anos de Sanfônica, outros que passaram a fazer parte do grupo recentemente –, além de quatro músicos na banda base: João Marcos Oliveira, na flauta e saxofone; Jhoni Almeida, na percussão; Marcelo Zattera, no piano; e Paulo Octávio de Mello, o único veterano, no violão. “Está sendo satisfatório poder voltar a tocar em grupo, matar a saudade e preparar um novo trabalho para o público”, diz Guerro.
Considerada Utilidade Pública Municipal e Estadual, a Orquestra Sanfônica de Pato Branco já tem data para o reencontro com o público, com uma apresentação marcada para o dia 5 de novembro, no Teatro SESI, de Pato Branco, com entrada gratuita. O show, completamente inédito, passa por renovação do repertório, que tradicionalmente leva ao público uma multiplicidade de gêneros musicais desde a MPB, chorinho, forró e baião, até os populares no cone sul, como chamamé, milonga e vaneira. Entram as músicas autorais e também voltam ao repertório algumas que já passaram pelo repertório anteriormente e sempre levantavam a plateia.
Com planos a longo prazo, a Orquestra já está preparando novidades para 2023. “Teremos um novo disco, uma turnê comemorativa dos 15 anos do grupo e, ainda, um evento super especial e diferente, que acontecerá na cidade no meio do ano e pretende envolver toda a sociedade pato-branquense”, antecipa Guerro.
O regente falou ainda sobre como os integrantes do grupo esperam que as pessoas recebam a Sanfônica depois desse tempo. “Sinceramente? Esperamos que o público esteja com a mesma saudade que estamos deles.”
Programação
Outro Sul – Concertos da Orquestra Sanfônica de Pato Branco – II Edição
05/11 – Pato Branco – PR: às 19h30, no Teatro SESI
09/11 – Coronel Domingo Soares – PR: horário e local a definir
27/11 – Pato Branco – PR: às 20h30, na Praça Presidente Vargas
01/12 – São Lourenço do Oeste – SC: às 20h, na Praça da Liberdade
21/12 – Toledo – PR: horário e local a definir
Patrocinadores: Guararapes, Avícola Pato Branco e Nativa
Mais
Governo transferiu mais de R$ 1 bilhão aos municípios em outubro
Sudoeste:84% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos de janeiro a setembro
Sudoeste: Feira Sabores do Paraná divulga lista definitiva das 66 agroindústrias selecionadas