Com as intensas chuvas registradas nesta segunda e terça-feira (10 e 11, respectivamente), a Prefeitura de Pato Branco registrou diversos alagamentos. No início da noite desta terça, em coletiva de imprensa, a prefeita Angela Padoan informou que todo o atendimento por parte da Prefeitura foi prestado. “Nós sabemos que é uma situação bastante delicada, que tem acometido o nosso município e toda região. Neste momento a equipe da Prefeitura, todas as Secretarias estão atendendo quem precisa. Não foram medidos esforço para atender todos”, destacou a prefeita de Pato Branco, Angela Padoan. Conforme a estação meteorológica instalada no Parque Tecnológico do município, nas últimas 24h foram registrados mais de 160 mililitros de chuva.
Durante esta terça, a equipe da Assistência Social, Agricultura, Engenharia e Obras e Meio Ambiente, percorreu os pontos afetados. Foram registrados áreas de alagamentos em diversos bairros da cidade, sendo os mais críticos nos bairros Industrial, Bonatto e Vila Esperança. Seis famílias ficaram desalojadas, três famílias desabrigadas e mais 63 famílias tiveram as casas alagadas.
Todas foram atendidas com suprimento das necessidades imediatas. No interior do município, foram registrados obstrução em pontes e boieiros, além de interdição de algumas estradas por rios e córregos que transbordaram. “Assim que o nível de chuvas baixar, teremos uma melhor avaliação de toda situação no nosso interior”, salientou a secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.
Ainda, algumas escolas tiveram as aulas suspensas nesta terça. A Defesa Civil continua o monitoramento e acompanhamento em todo o município. “É uma situação de força de natureza, estamos em alerta e tudo o que estiver em nosso alcance, estaremos atendendo”, conclui a prefeita.
Arrecadação de donativos
A equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando uma campanha para a arrecadação de donativos para auxiliar as famílias atingidas. Podem ser doados colchões, roupas de cama, móveis em geral, eletrodomésticos, principalmente geladeira e fogão, mantimentos, roupas (infantil e adulto). Os pontos de coleta serão na Igreja do Vila Esperança, a partir desta quarta-feira (12).
Decreto
A Prefeitura está elaborando um decreto para situação de emergência. O documento deve ser publicado assim que todo o levantamento de danos e estragos for concluído.
Mais
Governo transferiu mais de R$ 1 bilhão aos municípios em outubro
Sudoeste:84% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos de janeiro a setembro
Sudoeste: Feira Sabores do Paraná divulga lista definitiva das 66 agroindústrias selecionadas