O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou protocolos de intenção para financiamento com cooperativas do Sudoeste do Paraná que somam aproximadamente R$ 55 milhões. Um deles é o da Cooperativa Agropecuária Tradição – Coopertradição, que apresentou projeto para a primeira etapa de implantação de indústria de esmagamento de soja, em Pato Branco, com estrutura de armazenagem associada.
Segundo o presidente da cooperativa, Julinho Tonus, há uma crescente necessidade de ampliação da infraestrutura de recebimento de grãos porque, a cada ano, o produtor rural investe mais em tecnologia e, consequentemente, melhora seus índices de produtividade e volume de produção. A nova indústria da Coopertradição contará com uma infraestrutura moderna, composta de equipamentos de última geração, o que permitirá uma melhora da performance de todo o processo de industrialização da soja.
Isso também contribuirá para um aumento significativo na arrecadação de tributos, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. “Entendemos que a implantação de uma moderna indústria de esmagamento de soja para a produção de óleo degomado e farelo possibilitará o crescimento sustentável da cooperativa, através de práticas modernas e ambientalmente corretas, proporcionando o desenvolvimento de toda região”, afirma Tonus.
O diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, destacou o crescimento e a diversificação da Coopertradição no Paraná. “O BRDE está presente na história da Cooperativa Tradição desde o início de suas atividades e prossegue nessa parceria em financiamentos, que contribuem para o desenvolvimento dos municípios, desempenhando um papel fundamental no crescimento econômico do Estado”, concluiu.
Também foi firmado compromisso com a Coasul Cooperativa Agroindustrial, do município de São João, com recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Agroindústria, para ampliação de unidade de recebimento e armazenagem de grãos em Itapejara d´Oeste.
“As parcerias do BRDE com as cooperativas e empresas representam o cumprimento do nosso propósito no desenvolvimento econômico e social, que impacta na vida das pessoas, dos municípios e nos três estado Sul”, afirma o presidente do banco, Wilson Bley Lipski.
Outras empresas, como a Sementes Sojamil, Doce D’ocê – El Shadai Indústria de Alimentos e PB Shopping, em Pato Branco, que têm investimentos feitos com apoio do BRDE, solicitaram análise de disponibilidade para captar novos recursos a fim de incrementar suas atividades.
Mais
Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização após fechamento da ONG Focinhos da Je
Prefeitura orienta população sobre os riscos no consumo de produtos clandestinos sem inspeção sanitária
Avanço logístico no Sudoeste do Paraná: PR-916 e PRC-280 impulsionam desenvolvimento regional