Censo é realizado em todos os bairros de Pato Branco

O Censo é a pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE que tem como objetivo coletar os dados socieconômicos sobre a população brasileira. Ao traçar o perfil de cada região de acordo com esses números, é possível implementar políticas públicas e investimentos que vão melhorar a realidade dos moradores de cada cidade. “Os números gerados pelo Censo são base para muitas decisões do poder público e a contagem define também o valor monetário que o município recebe da união” explica o Coordenador Censitário, Pedro Gonçalves.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. Em Pato Branco até a segunda-feira(15) foram visitados 4.755 domicílios, esse número compreende os domicílios onde já foi feita a coleta e os domicílios vagos, de morador ausente ou que se recusou a atender os agentes, por exemplo. Foram contabilizados até então 6.883 pessoas, sendo 3.248 homens e 3.635 mulheres.

Para receber os recenseadores e responder os questionamentos rápidos solicitado por eles leva literalmente poucos minutos. São aplicados dois tipos de questionário, isto é, o básico com 26 quesitos, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido e o questionário ampliado com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, levando por volta de 16 minutos. Os profissionais estão uniformizados e não precisam entrar na residência para a coleta. Além disso, todas as informações são sigilosas e protegidas pela legislação federal.

“Durante o processo da coleta, no caso de não ser atendido no domicílio, o recenseador deixa um recado indicando seu número de telefone. Os moradores precisam entrar em contato para que o retorno possa ser programado”, explica Pedro.

É possível responder a pesquisa virtualmente também, porém, ainda que o morador escolha responder de forma digital é necessário receber o recenseador em seu domicílio para que seja gerado o link para resposta. Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube