Com o objetivo de melhorar a arborização do município, além de proporcionar mais acessibilidade nos passeios, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco está removendo árvores do entorno do Ginásio Dolivar Lavarda. Ao todo, são 58 árvores da espécie ligustrum, que serão substituídas pela espécie jacarandá-mimoso (jacarada mimosifolia).
“Uma arborização adequada promove o enriquecimento da paisagem, reduz os custos de manutenção e os conflitos com a infraestrutura urbana e, também, de indenizações por riscos quanto a acessibilidade”, salienta a arquiteta e urbanista da Secretaria do Meio Ambiente, Raiana Ralita.
A ação também já está de encontro a execução do Plano Emergencial das calçadas, em parceria com as Secretarias de Planejamento Urbano e de Engenharia e Obras. Raiana também explica que essa substituição está de acordo com a portaria 59/2015-IAT e com o Plano Municipal de Arborização Urbana, onde as as espécies ligustrum lucidum e ligustrum japonocum, predominante na parte urbana do município, são consideradas exóticas e invasora, devendo ser substituídas gradativamente.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco