Nesta quinta-feira (02), foi realizada a reunião mensal do Conselho de Administração (CAD) e presidentes de entidades da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). Seguindo o modelo de encontros itinerantes, o evento foi realizado em Pato Branco. Após uma visita técnica à Viasoft, uma das maiores empresas de software do Sudoeste, a reunião aconteceu nas dependências da empresa.
Os primeiros detalhes da edição deste ano da Convenção da Cacispar foram anunciados, como a data e o local: 22 de setembro, em Chopinzinho. O evento, que não foi realizado em 2020 e 2021, por causa da pandemia, será retomado mantendo o município que havia sido programado anteriormente.
“A comissão organizadora da Convenção estuda levar a reunião mensal do Conselho Administrativo da Faciap para Chopinzinho, no dia 23 de setembro. Em breve, teremos novidades sobre a solicitação e também sobre a programação para este ano”, detalha Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar.
Apoio à estrada-parque
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema (Acec), Jaceano Kraemer, e o juiz de direito aposentado da comarca, Márcio Geron, apresentaram a atual situação do projeto para criação da unidade de conservação denominada Estrada-Parque Caminho do Colono, que passa pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Há projetos tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal (a Comissão de Meio Ambiente pretende debater com especialistas o projeto de lei PLC 61/2013). Durante a reunião, Geron e Kraemer entregaram ofícios à Cacispar e às associações empresariais, solicitando apoio para a criação da estrada-parque.
O presidente da Cacispar comenta que a abertura da estrada-parque é uma bandeira da Coordenadoria há décadas. “Apoiamos a criação por se tratar de um projeto importante para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Prevê a criação de uma unidade de conservação, com via não pavimentada, acesso controlado e horários restritos. O monitoramento deverá inibir a caça e a extração do palmito, entre outras ilegalidades. E também propiciará o desenvolvimento do ecoturismo na nossa região e no Oeste”, explica Paulo.
Missões técnicas
Também foram apresentados relatos de integrantes do CAD que participaram de missões técnicas promovidas recentemente pela Cacispar e pelo Sebrae Paraná. Foram visitados locais no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais que são referências em inovações e boas práticas. A Cacispar constituiu uma comissão para tratar da implantação da cultura inovadora nas entidades associadas e também nas empresas que fazem parte do movimento associativista.
Prêmio para as empreendedoras
Paola Battistella, coordenadora da Cacispar Mulher, anunciou na reunião mensal da Coordenadoria, a criação do prêmio Cacispar Mulher Empreendedora, com abrangência regional, seguindo os moldes da premiação da Faciap.
O objetivo é valorizar a representatividade feminina, com histórias inspiradoras de empreendedoras delas na gestão de empresas. A vencedora será revelada na Convenção da Cacispar, no dia 22 de setembro. As interessadas em participar podem procurar a associação empresarial ou o núcleo da mulher empresária dos respectivos municípios.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco