Proteção das fontes de água é realizada pela Prefeitura junto à comunidade

O Programa Municipal de Proteção e Conservação de Fontes é desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Sanepar. A prioridade é proteger e manter a qualidade da água existente nas propriedades rurais, evitando problemas de saúde e viabilizando o cultivo e cuidado com os rebanhos nas épocas mais secas.

A partir da demanda do agricultor, após pedido feito nas Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, é analisado e feito levantamento do material que será cedido pela Sanepar. A equipe de agrônomos vai até a comunidade e fica responsável junto ao proprietário por buscar as possibilidades de água mais superficiais. “É importante saber que é uma medida simples mas que funciona” ressalta o engenheiro agrônomo, Marcos Auache.

O auxílio se dá na preservação da nascente, ao capacitar os próprios moradores que não precisarão mais recorrer a caminhões pipa, como ocorrido em momentos de seca anteriores. Na comunidade Nossa Senhora do Carmo participam também dessa ação de proteção os alunos da escola local, que levam para suas famílias o conhecimento, podendo levantar novas demandas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube