Empresários paranaenses de TI discutem melhorias para o setor

Encontro reuniu representantes de núcleos de todo o Estado e do Sebrae para planejar ações e compartilhar boas práticas

O sudoeste do Paraná recebeu a mais recente edição do Encontro Estadual de Líderes de Tecnologia da Informação e Comunicação. Nos dias 18 e 19 de maio, em Pato Branco, cerca de 50 pessoas participaram das atividades, que incluíram visitas técnicas a empresas e palestras. O encontro é realizado a cada três meses e a organização, desta vez, ficou a cargo dos núcleos de TI de Pato Branco (NTI), Francisco Beltrão (Nubetec) e Dois Vizinhos (Sudotec) e do Sebrae Paraná.

A programação contou com a participação de dez núcleos de TI do estado. O diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, abriu as atividades com uma palestra sobre inovação e revelou a expectativa pela elaboração de propostas que dinamizem o setor de tecnologia.

“Hoje, quem trabalha na economia da inovação tem rendimento acima de outras áreas. Empresas mais competitivas e inovadoras fortalecem-se e geram prosperidade”, analisa Julio. O diretor acrescenta que, no ano passado, as empresas de TI cresceram mais de 46% no Paraná.

“Como vimos no período da pandemia, as pessoas entenderam que o digital é amigo e que entrega resultados em prol da vida, dos negócios e do desenvolvimento humano. Estamos pensando em planejamento para o ano que vem, preparando para um cenário que vemos como positivo e em que a tecnologia terá ainda mais relevância”, detalha Túlio Severo, vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).

Parceria regional
O encontro em Pato Branco foi organizado pelos núcleos de TI da região, em parceria com o Sebrae Paraná.

“Um dos objetivos é trocar experiências para, em conjunto, podermos acelerar os processos e termos empresas pujantes, a cada dia”, explica Cleverson Brandelero, presidente do NTI, de Pato Branco.

Cledson Lodi, coordenador do Nubetec, de Francisco Beltrão, revela boas expectativas com a retomada dos encontros.

“Estamos voltando com tudo, confiantes do que este grupo de líderes pode fazer, seja aqui no Estado ou, inclusive, em âmbito nacional.”

Presidente da Sudotec, de Dois Vizinhos, Adriano Cagnini ressalta a parceria dos núcleos de TI do sudoeste do Paraná.

“Nos reunimos para pensar nos desafios do setor, como a falta de mão de obra qualificada, e para elaborar ações para evoluir a área de tecnologia do nosso Estado”, resume Adriano.

A próxima edição do encontro estadual está marcada para o dia 25 de agosto, em Londrina.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube