Evento homenageia patrono da Policia Militar do Paraná

Na manhã de hoje (17), na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, ocorreu a Solenidade Militar em Homenagem ao Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná.A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Coronel Heraldo Correia de Lima, Comandante do 3º Batalhão, e contou com a presença do ex-Comandante do 3º BPM Tenente-Coronel RR Ivo Patrick Brandalize, do Major Vicente Carvalho Júnior, Subcomandante do 3º BPM, do Major Marcos Roberto Zocchi, Oficial Dentista do 3º BPM, do Major Alecsander Aparecido Dornelas, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, do Major Luiz Antônio Ferreira Júnior, Comandante do 6º Colégio da Policia Militar do Paraná, do Capitão José Batista dos Santos, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, Claudemir Zanco, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco-PR,  Gilson Ditzel Santos, Diretor da UTFPR, e demais oficiais, praças e amigos da PM.

Na solenidade a tropa foi comandada pelo Capitão Bruno Emanoel Lopes Bueno, e composta por policiais militares integrantes do 3º Batalhão, bombeiros militares do 2º SGBI e alunos do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco. Após o cântico do Hino Nacional e da leitura da “Ordem do Dia” elaborada pelo Coronel Hudson Leôncio Teixeira, Comandante-Geral da PMPR, foi realizada a continência em homenagem ao Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná.

Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná.

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento é considerado o patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho direito. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907, e participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Faleceu no dia 21 de abril de 1934, aos 51 anos.

“Aos valorosos militares estaduais, policiais e bombeiros militares, que a essência dos feitos do Coronel Sarmento esteja sempre presente em suas vidas e que a Gloriosa Polícia Militar do Paraná possa, crescentemente, ser moldada pelos valores militares cultuados e colocados em prática cotidianamente.” (Coronel Hudson Leôncio Teixeira, Ordem do Dia).

Polícia Militar do Paraná, “Nós fazemos a diferença”.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube