Assistência Social realiza ações em alusão ao dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta-feira (18) a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco realiza o dia D do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo da campanha, cujo tema é “Faça Bonito”, é conscientizar a população para estar mais atenta aos sinais que podem ser demonstrados pelas vítimas e assim, romper com o ciclo da violência.

A programação segue durante a semana, com ações de conscientização pelas ruas também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nesta terça-feira (17), às 18h será realizada uma live no Instagram da Assistência Social @assistenciasocialpn , com a ex-chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescentes e ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angela Mendonça.

Sinais

É importante perceber que os sinais que as crianças passam, podendo ser violência física, hematomas, fraturas, tentativa de ocultar lesões e até fuga constante de casa.Também vale lembrar que a violência psicológica dá alguns sinais como por exemplo, baixa autoestima, agressividade ou passividade extrema, isolamento e insegurança.Ainda, a negligência, que pode ser constatada a partir da ocorrência de acidentes frequentes, abandono e ausência de cuidados com a saúde e alimentação, deve ser observada.Todas essas situações devem ser denunciadas através do Disque Denúncia 181 ou acionado o Conselho Tutelar (Plantão 99108-8784 ou 3220-6085).

“É preciso que todos façam sua parte, entendendo os passos do fluxo de atendimento dos casos, mobilizando, articulando e participando ativamente da Rede de Proteção, que é composta por todos os órgãos, serviços e autoridades corresponsáveis pelo atendimento da criança e do adolescente, articulam-se diferentes tipos de recursos e ações, de forma cooperada. A sociedade em geral, o cidadão comum, não participa diretamente da Rede de Proteção, mas pode auxiliá-la na identificação de situações de violência e denunciá-las”, destaca a secretária de Assistência Social, Luana Varaschim Perin.

Cronograma:
Dia 17/05 – 18h – @assistenciasocialpn – Angela Mendonça
Dia 18/05 – 9h-10h e das 15h-16h – Panfletagem de conscientização (manhã: Tupi com Tapir / tarde: Arariboia com Caramuru)
Dia 19/05 – Reunião de Rede de Proteção Social + Postaço Redes Sociais sobre a Campanha
Dia 20/05 – Blitz com Polícia Federal + Atividades de Conscientização no CRAS

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube