Governador vistoria obras da PRC-280; pavimentação com concreto alcança 40% de conclusão

Uma das obras mais aguardadas na região Sudoeste, a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, no acesso a Santa Catarina, acabará com a espera de duas décadas da população por melhorias na trafegabilidade.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira (28) uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste: a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina.

Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, 20 quilômetros já estão liberados, com os dois lados da rodovia prontos; e há mais 10,5 km em meia pista realizados, totalizando quase 40% de conclusão da obra. O investimento do Governo do Estado é de R$ 107,4 milhões e acaba com uma espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade da região.

A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.

“Quando assumimos o governo, essa era uma das rodovias que estava em piores condições do Estado. Existia há 40 anos e estava com o asfalto totalmente deteriorado, o que causava muitos acidentes. Eu determinei que fizessem um projeto de concreto, igual é feito nos Estados Unidos e Europa, iniciando um novo modelo de obras no Paraná, que são rodovias que duram 25, 30 anos, sem necessidade de manutenção periódica”, declarou o governador. “Isso vai gerar diminuição de custo e mais segurança para os caminhoneiros e para quem utiliza essa rodovia”.

“A PRC-280 só tinha duas alternativas: ou a reconstrução ou esse sistema de whitetopping, o primeiro do Estado do Paraná. São 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente. É uma rodovia com tráfego muito pesado com caminhões com madeira, e isso obviamente causa um dano significativo ao pavimento. Essa solução foi a ideal, por ser a mais econômica, já que a manutenção será feita só daqui 25 anos”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

OBRA – A obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

A pavimentação foi iniciada em dezembro do ano passado, mas as obras começaram bem antes com a preparação da pista e dos acostamentos para receberem as placas de concreto de 22 centímetros de espessura. Foi feita a fresagem na pista de rolamento e o nivelamento dos acostamentos com brita. A obra prevê, ainda, adequação dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical e elementos de segurança.

A intervenção também é um marco na engenharia rodoviária estadual. Em uma usina instalada próxima à obra, o concreto é feito da seguinte forma: pedras em diferentes tamanhos são colocadas em uma máquina totalmente automatizada, para então serem misturadas com cimento e, posteriormente, depositadas em um caminhão, que despeja a mistura no trecho a ser pavimentado.

O concreto tem 1h30 de tolerância para não endurecer no trajeto. Após descarregada, uma escavadeira espalha a mistura na frente da pavimentadora, que dá o acabamento no asfalto. Esse mesmo procedimento se repetirá ao longo de todo o trecho.

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