O curso de Psicologia do Centro Universitário Mater Dei (Unimater) nasceu com um propósito diferenciado, produzir a consistência na formação teórico-prática do futuro profissional de Psicologia.
De acordo com a coordenadora do curso, Joice Schultz, o currículo foi organizado de modo a integralizar os conteúdos das disciplinas, dando um caráter não fragmentado a aprendizagem. Com o mesmo objetivo, é oferecida a formação prática desde o primeiro ano do curso, momentos nos quais os alunos são preparados para o campo de estágio de forma ética, podendo vivenciar e observar o papel do profissional nos mais diversos contextos, proporcionando a formação sólida no campo da Psicologia.
As atividades práticas começaram no dia 17 de fevereiro, onde os alunos foram apresentados às disciplinas integradas, ministradas pela Psicóloga Géssica Zuliani e conheceram os ambientes onde irão estudar, incluindo o laboratório de informática e sala de espelhos. Esta sala é um local onde o profissional e paciente ficam sendo observados, sem que percebam, aproximando os alunos de casos reais.
A professora Géssica é psicóloga especialista em Análise do Comportamento e Avaliação Psicológica, Mestre em Educação pela Unioeste-PR, pós graduanda em ABA e Neuropsicologia e é titular no Unimater há mais de 7 anos. Neste ano, está lecionando Psicopatologia 1, Estudos Integrados em Psicologia, Avaliação Psicológica: entrevistas, testes e questionários, as disciplinas que estarão atuando multidisciplinar nessas práticas.
A psicóloga esclarece que estudar as disciplinas conjuntamente permite vivenciar a teoria e a prática, bem como aplicar e integralizar as diferentes áreas da Psicologia “Outro ponto está na possibilidade de trazermos diversos profissionais externos, de diferentes áreas para contribuírem com nossa formação”.
Explica que, relacionar as áreas de atuação, como por exemplo, a Avaliação Psicológica e Psicopatologia, faz todo sentido, pois são disciplinas que se consolidam conjuntamente. “Pensando que para diagnosticar uma psicopatologia o psicólogo precisa ser capaz de avaliar utilizando dos instrumentos e entrevistas que estejam embasadas na Resolução nº9, de 25 de abril de 2018, que estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional, regulamentado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). Em suma, as disciplinas conversam no sentido de impedir lacunas na formação dos discentes” diz.
Por fim, a professora revela que a preocupação está com a qualidade do ensino “Queremos desafiar e instigar nos alunos o movimento de construir juntamente comigo a sua aprendizagem, para isso a metodologia sempre é pensada em instigar a participação ativa. Dou voz a turma para entender suas principais necessidades, ofereço a participação singular, respeitando cada olhar, construindo-os como indivíduos reflexivos, pensantes, assertivos em seus posicionamentos científicos” conta.
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