Está sendo instalado hoje (22), na captação de água da Sanepar, localizada na Bacia do Rio Pato Branco, dois geradores com potência de 1 M KVA cada um. Esses equipamentos foram solicitados no final do ano passado pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, ao governo do Estado, através do deputado estadual Guto Silva. “Na época, Guto era o chefe da Casa Civil e abriu as portas do Palácio do Governo e também promoveu encontros com o presidente da Sanepar e da Copel. Essas conversas foram fundamentais para que a negociação fosse efetivada e para que a obra fosse realizada”, destaca o chefe do executivo.
Com a instalação desses geradores, quando houver a falta de luz na Captação da Água da Sanepar, localizado na Bacia do Rio Pato Branco, as residências pato-branquenses não ficarão sem abastecimento. “Esses geradores irão ficar em Pato Branco por seis meses, prazo que levará o processo de licitação para aquisição de novos equipamentos que irão substituir esses provisórios”, detalha o gerente da agência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Edenilson Albani.
Geradores semelhantes a estes são instalados no litoral paranaense em época de alta temporada, Albani revela que a primeira cidade do interior do Estado a receber essa melhoria está sendo Pato Branco. “A energia liberada por esses geradores é muito maior que algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) instaladas na nossa região”, finaliza Albani.

Mais
Debate Sobre o Novo Modelo do Estacionamento Rotativo em Pato Branco: Tecnologia, Multas e Preocupações Legislativas
Pato Branco mantém bom desempenho no IPDM e reforça avanços em educação, renda e saúde
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação