Com alta de casos positivos de covid-19, Comitê se reúne para reforçar medidas de enfrentamento

Com uma taxa de transmissão de 0,35 e uma média móvel de 56 casos confirmados em apenas 14 dias, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco voltou a se reunir, para reforçar as medidas de enfrentamento à doença. O encontro foi na manhã desta quinta-feira (13).

Entre as ações definidas, o município adere às orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) sobre os procedimentos em relação aos pacientes positivados. Ainda, realizará testagem em massa na população, além de reforçar o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. Também, está sendo elaborada uma portaria para a apresentação obrigatória do comprovante de vacinação em eventos, bares, restaurantes, eventos esportivos, e outros, pelo aplicativo Conecte SUS.

“Como já comentado, esta nova cepa é muito mais transmissível e já aumentou o fluxo nos atendimentos ambulatoriais, nos hospitais e na UPA 24h. Com isso já estamos organizando ações para melhorar os serviços da saúde e principalmente para conter a transmissão. Ainda, é importante reforçar a importância da vacina, pois as chances de novas mutações do vírus pelos não vacinados são grandes”, frisa Rodrigo Bertol, diretor da Vigilância de Saúde.

A previsão da Vigilância é de publicar a portaria com as medidas e orientações já nesta sexta-feira (14). Mesmo com o aumento de casos positivos de covid-19, não há hospitalizações. “Importante também comentar que continuam ativos os cinco leitos de UTI do Hospital São Lucas para atendimento de casos de covid19. Houve mudanças devido a queda de tramissão. Com certeza se houver necessidade, teremos leitos de UTE e nenhum paciente ficará desassistido”, complementa a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

Centro de testagem

No Ginásio Dolivar Lavarda, a Secretaria Municipal de Saúde montou um centro de testagem, com realização de exames para quem teve contato com positivado, ou que não está com sintomas aparentes. Pacientes com sintomas moderados a grave (tosse, febre e dores), atendimento será na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O Centro de Testagem ficará aberto durante todo esse final de semana. Nesta sexta-feira das 7h às 19h e no sábado (15) e domingo (16) das 09 às 15h.

Alert(AR)

Como uma forma de reforçar o atendimento aos pacientes positivados, a Saúde continua com o programa Alert(ar), com o monitoramento diário por telefone e visitas domiciliares dos pacientes positivados. O programa visa entender os sintomas e caso haja necessidade encaminhar para atendimento médico.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube