Regional do Crea-PR divulga balanço com as principais ações de 2021

Em ano marcado pela pandemia, as fiscalizações do exercício profissional nas Engenharias, Agronomia e Geociências chegaram a 2.785 no Sudoeste

Relatório elaborado pela gerência da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) neste mês revela que a equipe da autarquia somou 2.785 atividades de fiscalização nos municípios do Sudoeste, em 2021. A modalidade com maior número nos relatórios foi a Engenharia Civil – 457, seguida por Agronomia – 429, Engenharia Mecânica – 260 e Engenharia Elétrica – 256, entre outras. Mesmo utilizando ferramentas tecnológicas e cruzamento com bancos de dados de órgãos governamentais, a equipe de fiscais percorreu 38.445 km na região.

“Tivemos ainda 731 denúncias e diligências e 1.259 processos de fiscalização foram analisados. As Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas após fiscalizações chegaram a 561. São números que demonstram, na prática, o trabalho que o Crea faz para fiscalizar o exercício ilegal das profissões no ano que passou”, comenta o Engenheiro Civil Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco.

Barbara Meurer, Engenheira Civil de Mangueirinha e coordenadora regional dos Inspetores da Regional Pato Branco do Crea-PR, credita os resultados à eficiência da equipe do Conselho e, também, da abertura para a participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

“O Crea dá espaço para manifestação dos profissionais. Nós, inspetores, temos a função de aproximá-los do Conselho e das entidades de classe, de receber sugestões e também alertas de problemas. É importante observar que, mesmo com todos os problemas decorrentes da pandemia, o trabalho tem sido bem feito”, analisa Barbara.

Atendimentos e denúncias
A Regional também registrou 5.879 atendimentos ao público e 3.373 protocolos finalizados. “O tempo médio de resposta foi inferior a um dia útil de tratamento. O percentual de satisfação com o atendimento prestado foi de 94,14%”, frisa Diogo Colella.

Leidiane Mensch Tille, agente administrativa da Inspetoria de Francisco Beltrão do Crea-PR, salienta que a virtualização dos atendimentos explica a agilidade nos encaminhamentos. “O processo digital facilita muito, pois o formato permite interação assim que os protocolos são feitos, evitando idas e vindas por parte dos profissionais, das empresas e da sociedade”, destaca.

A agente observa ainda as diferentes opções de canais para que a sociedade possa fazer denúncias de exercício irregular da profissão e de infrações de conduta ética. “O processo de denúncia pode ser tratado de forma anônima. O Crea, desta forma, busca amparar a sociedade, fiscalizando o exercício e a conduta dos profissionais.”

Para denúncias, o Conselho disponibiliza aplicativo, disponível para iOS e Android, o telefone 0800 041-0067 ou pela internet (https://www.crea-pr.org.br/portaldeservicos/registrar-denuncia/).

Convênio Casa Fácil
Neste ano, foi celebrado novo convênio entre a Prefeitura de Pato Branco, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB) e o Crea-PR, referente ao programa Casa Fácil, que estabelece parceria entre as entidades de classe e Administração Municipal para a construção de moradias populares com até 50 m². A ação é voltada para famílias com renda de até três salários mínimos e um único terreno.

O Livro de Ordem, ferramenta digital destinada ao preenchimento por parte dos profissionais, foi mais uma novidade. “Ainda houve a implantação do atendimento on-line, com possibilidade de envio de documentos digitalizados pelos clientes diretamente de seus equipamentos, para registro de protocolos totalmente virtuais, e pelo Whatsapp”, completa o gerente da Regional.

Profissionais e empresas
O número de profissionais registrados na Regional Pato Branco do Crea-PR chegou a 3.275, 715 mulheres e 2.560 homens. Ao todo, 338 novos profissionais do Sudoeste registraram-se em 2021. A atual composição dos profissionais por Inspetoria está assim: Pato Branco – 1.260; Francisco Beltrão – 1.161; Realeza – 563; e Palmas – 291.

A Regional de Pato Branco do Crea-PR tem 1.627 empresas registradas, volume superior às Regionais de Ponta Grossa (1.373), Guarapuava (1.293) e Apucarana (964) e próximo ao da Regional Londrina (2.059). Em 2021, no Sudoeste, foram registradas 249 empresas. Atualmente, a distribuição por Inspetorias é: 587, em Francisco Beltrão; 556, em Pato Branco; 360, em Realeza; e 124, em Palmas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube