Alisson e Mariane Molin, de Francisco Beltrão, encontraram no Tech by Sebrae o suporte para planejar a expansão do negócio

Sebrae/PR auxilia empresas a ganhar competitividade e expandir negócios

Programa Tech by Sebrae atendeu 78 empresas de 17 municípios do sul, sudoeste e oeste do Paraná, em 2021

Inovar nos negócios já deixou de ser uma tendência para ser uma necessidade. Para auxiliar as empresas a adotar a inovação nos processos, produtos e serviços, o Sebrae/PR criou o Programa Tech by Sebrae, que reúne um conjunto de estratégias para promover a evolução das pequenas empresas em termos de gestão, estratégias digitais e mercado.

A edição deste ano capacitou 78 empresas de 17 municípios: Barracão, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Planalto, Quedas do Iguaçu, Salgado Filho e Verê, no Sudoeste; União da Vitoria, no Sul; e, por conta da parceria com a cooperativa Cresol, Guarapuava, Candói, Cascavel e Altônia. Mariane Zilli Molin, sócia de empresa em Francisco Beltrão, que oferece solução digital integrada para a gestão de condomínios, esteve entre os capacitados pelo Tech by Sebrae, neste ano.

Além da intenção de inovar, Mariane estava em busca de formas de expandir o negócio. Atualmente, a empresa dela e do marido Alisson Alan Molin, atende 75 condomínios em Francisco Beltrão, mas eles têm consciência de que o mercado local é limitado. “A intenção de expandir para outras cidades foi tema da nossa primeira conversa com o consultor do Sebrae. Estávamos atrás de informações e de um olhar de fora. Recebemos atendimento personalizado e o consultor fez uma imersão na empresa, dando orientações bem específicas”, recorda Mariane.

A empresária relata que, no Tech by Sebrae, foi possível estabelecer um planejamento e agregar conteúdos à prática. “Um exemplo é a montagem de três planos de negócios para iniciarmos atividades em Pato Branco, Cascavel ou Chapecó (SC). Até fevereiro do ano que vem, vamos definir qual será a cidade a receber o projeto piloto”, adianta.

Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, frisa a importância dos parceiros no Programa, como a cooperativa de crédito Cresol, o Parque Tecnológico de Pato Branco e o Ciklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB).   “Tivemos conteúdos significativos na jornada que começou em junho deste ano. O programa adota a estratégia de mapear as verticais do ecossistema de inovação do Sudoeste. As empresas foram capacitadas para que pudessem ampliar mercados e inovar para ganhar escala de competitividade”, avalia Colini.

O Programa

O Tech by Sebrae foi desenvolvido para promover a evolução das micro e pequenas empresas em termos de gestão, estratégias digitais e expansão de mercado. Também incentiva a ampliação da rede de contatos, para que os empreendedores possam desenvolver suas habilidades estratégicas e compartilhar experiências e soluções.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube