Inovar nos negócios já deixou de ser uma tendência para ser uma necessidade. Para auxiliar as empresas a adotar a inovação nos processos, produtos e serviços, o Sebrae/PR criou o Programa Tech by Sebrae, que reúne um conjunto de estratégias para promover a evolução das pequenas empresas em termos de gestão, estratégias digitais e mercado.
A edição deste ano capacitou 78 empresas de 17 municípios: Barracão, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Planalto, Quedas do Iguaçu, Salgado Filho e Verê, no Sudoeste; União da Vitoria, no Sul; e, por conta da parceria com a cooperativa Cresol, Guarapuava, Candói, Cascavel e Altônia. Mariane Zilli Molin, sócia de empresa em Francisco Beltrão, que oferece solução digital integrada para a gestão de condomínios, esteve entre os capacitados pelo Tech by Sebrae, neste ano.
Além da intenção de inovar, Mariane estava em busca de formas de expandir o negócio. Atualmente, a empresa dela e do marido Alisson Alan Molin, atende 75 condomínios em Francisco Beltrão, mas eles têm consciência de que o mercado local é limitado. “A intenção de expandir para outras cidades foi tema da nossa primeira conversa com o consultor do Sebrae. Estávamos atrás de informações e de um olhar de fora. Recebemos atendimento personalizado e o consultor fez uma imersão na empresa, dando orientações bem específicas”, recorda Mariane.
A empresária relata que, no Tech by Sebrae, foi possível estabelecer um planejamento e agregar conteúdos à prática. “Um exemplo é a montagem de três planos de negócios para iniciarmos atividades em Pato Branco, Cascavel ou Chapecó (SC). Até fevereiro do ano que vem, vamos definir qual será a cidade a receber o projeto piloto”, adianta.
Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, frisa a importância dos parceiros no Programa, como a cooperativa de crédito Cresol, o Parque Tecnológico de Pato Branco e o Ciklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). “Tivemos conteúdos significativos na jornada que começou em junho deste ano. O programa adota a estratégia de mapear as verticais do ecossistema de inovação do Sudoeste. As empresas foram capacitadas para que pudessem ampliar mercados e inovar para ganhar escala de competitividade”, avalia Colini.
O Programa
O Tech by Sebrae foi desenvolvido para promover a evolução das micro e pequenas empresas em termos de gestão, estratégias digitais e expansão de mercado. Também incentiva a ampliação da rede de contatos, para que os empreendedores possam desenvolver suas habilidades estratégicas e compartilhar experiências e soluções.
Mais
UFFS Realeza sedia Hackathon 2025 que impulsiona inovação no agronegócio
Obras estruturantes da Copel levam mais energia ao Sudoeste beneficiando 100 mil pessoas
Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres promove debate regional em Pato Branco