Festival de natação reúne centenas de pessoas no Centro Aquático de Pato Branco

O encerramento das atividades do Centro Aquático de Pato Branco foi marcado por um Festival de natação, com centenas de alunos dos programas da Secretaria de Esporte e Lazer e familiares, na manhã deste sábado (11). Atletas da Escola de Peixinhos, do Clube Pinheiros e do Grêmio Industrial Pato-branquense também participaram. No evento, alunos regularmente matriculados no Centro Aquático de Pato Branco puderam apresentar parte do que trabalharam durante os últimos quatro meses nas aulas fornecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Devido à pandemia da covid-19, os treinos ficaram temporariamente suspensos, retornando no dia 4 agosto, seguindo todos os protocolos e com turmas reduzidas para garantir a proteção e integridade dos alunos.

Na manhã de sábado, 191 crianças de 4 a 15 anos apresentaram as modalidades em nado crawl, costa e nada peito. Janaína Menegussi Capelezzo, de 47 anos, tem os dois filhos, Cecília Menegussi Capelezzo, 11 anos, e Caetano Menegussi Capelezzo, 14 anos, inscritos nas oficinas. “O projeto de natação do município é incrível!”, disse, orgulhosa.

 “Os professores são muito capacitados e receptivos, envolvendo os alunos e entusiasmando neles a vontade de praticar o esporte e superar os próprios limites. O Caetano, meu filho de 14 anos, está no projeto há dois anos. Ele não conseguiu se identificar em nenhuma modalidade esportiva. Até que eu o levei em uma avaliação com os professores da natação e ele gostou muito! Se sentiu acolhido e incentivado! Como sabemos, o esporte é muito importante no desenvolvimento tanto físico quanto social de uma pessoa, ele ter recebido atenção, além de somente aulas técnicas, foi fundamental para que ele desenvolvesse o interesse nesse esporte que é completo.”

Cecília, que entrou na turma este ano, atingiu o primeiro lugar nos 25 metros de nado crawn e costa. Caetano também chegou em primeiro no nado crawn, 25 metros. Ele nadou ainda na mesma distância o nado costas, chegando em terceiro, e peito, em quarto. Já nos 50 metros, ele chegou em segundo lugar no nado crawn.

“Vê-los pulando na piscina, confiantes no que aprenderam e recebendo o carinho dos professores foi demais! Meu coração ficou quentinho”, comemorou a mãe, que também está inscrita nas aulas de natação e pode somar nas turmas regulares este ano. “O clima entre alunos e professores é ótimo! Sinto uma alegria imensa de participar desse esporte! E isso só acontece onde nós sentimos em casa e é assim que nos sentimos quando chegamos lá!”

Segundo o secretário de Esporte e Lazer Alexandre Zoche, cerca de 300 pessoas acompanharam o Festival de encerramento no Centro Aquático. “Foi um festival completo, onde pudemos demonstrar para os familiares o que os filhos e atletas trabalharam durante todo o ano”, ponderou. Todos os atletas participantes foram premiados com medalhas.

Retorno em 2022

As atividades retomam no próximo ano, a partir de 31 de janeiro, com o retorno de turmas para alunos de seis meses a sete anos de idade na piscina infantil, que ficou suspensa durante todo ano de 2021.

Segundo a coordenadora do Centro Aquático Polyana Pessoa, o Centro atende 450 alunos, em turmas para adolescentes, adultos e hidroginástica.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube