Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou Sessão Solene para homenagear líderes envolvidos com a instalação do CEFET-PR

De 9 a 11 de dezembro de 2021, aconteceu o Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo e a Câmara de Vereadores de Pato Branco participou das atividades e realizou, paralelamente ao evento, a Sessão Solene para reconhecer e homenagear importantes líderes que contribuíram para viabilizar as condições políticas para que fosse instalada uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED), do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco.

A instalação da Instituição de Ensino Superior foi um marco para a época e contribuiu significativamente para todo o desenvolvimento educacional, econômico e tecnológico pelo qual Pato Branco e região passaram até a atualidade. Daí a importância de reconhecer e homenagear as pessoas que se engajaram e acreditaram que, por meio da oferta de educação superior de qualidade, o Sudoeste cresceria gerando oportunidades para as novas gerações.

A Sessão Solene contou com a presença de autoridades da época das tratativas e da instalação, bem como, as da atualidade, além da comunidade acadêmica da UTFPR, representantes das entidades, participantes do Fórum Pato Branco, imprensa e a comunidade pato-branquense.

Na ocasião, foram entregues os Títulos de Cidadão Honorário para Alceni Ângelo Guerra – por ter intercedido, em 1987, junto ao presidente da época, José Sarney (1985-1990), para que o CEFET-PR viesse para Pato Branco, juntamente, com os recursos necessários para sua instalação; e Artur Antônio Bertol – Diretor do CEFET-PR (1988-1992), e responsável pelas articulações para implantação da Unidade, em Pato Branco. Também foi entregue uma Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense, para Jorge Konder Bornhausen, na época, Ministro da Educação (1986-1987); e Placas de Homenagem para o Ataíde Moacyr Ferrazza (in memoriam) – também responsável pelas articulações para implantação da Unidade, em Pato Branco, e Diretor do CEFET-PR (1992-1996), quando da inauguração da Unidade; e Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa – primeiro Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET-PR, de Pato Branco (1993-1995).

Título de Cidadão Honorário

O Título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que uma pessoa não nascida do município recebe da Câmara de Vereadores. A cidadania honoraria equipara a pessoa homenageada à uma adoção oficial e a pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Além disso, o Título de Cidadão Honorário significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar, tanto eticamente quanto moralmente, e por prestar relevantes serviços à cidade, ajudando no seu desenvolvimento e na promoção do bem comum.
 
Homenageados e suas biografias

– Título de Cidadão Honorário

Pelo Decreto Legislativo nº 6, de 12 de dezembro de 1994, foi concedido para Alceni Ângelo Guerra, o Título de Cidadão Honorário. De proponência do vereador Pedro Polo Neto (in memoriam), a entrega do Título justifica-se “por ter o mesmo, juntamente com outras pessoas, se engajado na concretização da implantação de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET – Paraná) em nosso Município”.

Alceni Guerra possui uma vasta biografia, tendo sido Ministro da Saúde; Ministro da Criança; Deputado Federal; Prefeito de Pato Branco; Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná; Presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC; Secretário de Educação Integral de Brasília; Secretário de Planejamento de Curitiba; Secretário Chefe da Representação do Paraná em Brasília, entre outros cargos importantes que ocupou.

Também foi concedido Título de Cidadão Honorário, pelo Decreto Legislativo nº 2, de 13 de maio de 1994, para Artur Antônio Bertol, que foi Diretor do CEFET Paraná, de 1988 a 1992, sendo responsável pelas articulações para implantação da Unidade em Pato Branco. A honraria foi proposta pelo vereador Osvaldo Luiz Gabriel. Pelo projeto apresentado na época, a iniciativa se justifica em virtude da luta de Artur, para implantação da Unidade do CEFET e pela federalização da FUNESP.

Artur Antônio Bertol é graduado em Física e Engenharia Civil, tendo ingressado no administrativo do CEFET-PR, em 1973. Ao longo dos anos na Instituição, foi Coordenador de Registros Escolares; Chefe do Departamento de Ensino; Diretor de Ensino; e Diretor Geral. Entre as conquistas, criou e implantou o primeiro programa de Mestrado do CEFET; implantou diversas atualizações tecnológicas, informatizando vários sistemas; criou diversos programas sociais e foi responsável pela expansão e construção de várias unidades do CEFET, sendo a de Pato Branco, uma delas.

Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense
 
A Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense é uma homenagem, atribuída aos cidadãos que tenham sido ou sejam protagonistas de relevantes serviços à comunidade pato-branquense.

Homenageado e sua biografia

De autoria do vereador Lindomar Brandão (DEM), pelo Decreto Legislativo nº 10, de 23 de novembro de 2021, foi concedida “Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense” para Jorge Konder Bornhausen, por viabilizar, enquanto Ministro da Educação e, juntamente, com demais autoridades, as condições políticas para que fosse instalada uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para Pato Branco.

Jorge Konder Bornhausen é advogado, empresário e político brasileiro. Durante a ditadura militar, assumiu como vice-governador de Santa Catarina e, nos anos seguintes após o término do mandato, foi eleito para o diretório regional do partido governista; nomeado presidente do Banco do Estado de Santa Catarina; e indicado governador biônico, pelo presidente Ernesto Geisel; após a renúncia do cargo, foi eleito senador. Em 1985, foi  nomeado Ministro da Educação, do Governo Sarney, momento no qual, colaborou com a instalação da Unidade do CEFET-PR, em Pato Branco.

Homenagens

Reconhecendo a atuação de Ataíde Moacyr Ferrazza (in memoriam) – também responsável pelas articulações para implantação da Unidade, em Pato Branco, e Diretor do CEFET-PR, quando da inauguração da Unidade, e de Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa, primeiro Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET-PR, de Pato Branco.

Homenageados e suas biografias

O professor Ataide Moacyr Ferrazza iniciou sua trajetória profissional como Servidor Auxiliar de Secretaria, com atividade de datilografia, no CEFET-PR, em 1967; um ano após, foi promovido a Servidor Oficial de Secretaria e, em 1969, iniciou sua carreira docente como professor de Matemática, mesmo estando ainda em processo de formação na área. A partir do ano de 1973, iniciou sua trajetória como gestor institucional, tendo atuado nos anos seguintes como Coordenador Didático; Diretor Educacional; Assessor do Diretor; Diretor-Geral do CEFET-PR; Vice-Diretor; e, novamente, de Diretor-Geral. Em 1995 foi membro do Conselho Diretor do CEFET-PR, tendo sido eleito como o mais votado pela comunidade docente.

Na ocasião do recebimento do título de Professor Emerito Post Mortem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, honraria atribuída ao docente aposentado na Universidade que tenha alcançado uma posição eminente em atividades universitárias, professor Ataide Moacyr Ferrazza foi reconhecido por ter dedicado praticamente toda a sua vida profissional em prol da Instituição, tendo estado à frente de inúmeras iniciativas que colocaram o então CEFET-PR na vanguarda no seu campo de atuação, servindo tanto como exemplo e referência à Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica do nosso país quanto a elevação do seu prestígio junto à sociedade paranaense.

Sergio Eduardo Gouvea da Costa, nascido em Pato Branco, é graduado em Engenharia Industrial Elétrica, pela atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que, na época, ainda era CEFET-PR. Ao longo dos anos dedicou-se à educação, cursando Mestrado em Engenharia Elétrica; Doutorado em Engenharia; e Pós-Doutorado. É Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e foi, de 1995-2021, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde chegou a Professor Titular. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da UTFPR, Campus Pato Branco, e Professor do Departamento de Eletrotécnica do Campus Curitiba.

Além de ocupar cargos de destaque em diversas instituições nacionais e internacionais. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2006. Publicou mais de 100 artigos em revistas, incluindo as mais importantes revistas internacionais da sua área, mais de 230 artigos em congressos nacionais e internacionais, bem como mais de 20 capítulos de livros, a maioria em publicações internacionais. Sérgio deixou seu nome da história do CEFET, ao ser o primeiro diretor da Unidade de Pato Branco.

Pronunciamentos
 
O autor da homenagem para Sérgio Eduardo Gouvea da Costa, o vereador Marcos Marini (Podemos), falou sobre o homenageado e sobre os diretores que vieram na sequência, até o atual, ressaltando a importância do trabalho de todos. “Foram três décadas de CEFET de Pato Branco, que possibilitaram uma revolução na área de eletroeletrônica. Pato Branco, hoje, é capital do Estado do Paraná em Tecnologia e Inovação e temos a certeza que alcançamos essa conquista, pela instalação do CEFET”, afirmou Marini.

O primeiro diretor da Unidade de Pato Branco, Sérgio Eduardo Gouvea da Costa, fez um resumo das conquistas do campus da UTFPR de Pato Branco, traçando um paralelo com as demais unidades da UTFPR e enaltecendo o perfil empreendedor do município, gerado a partir da instalação do CEFET. “Pato Branco transformou-se em um importante polo universitário, com mais duas instituições de ensino superior, e é justamente a nossa cidade que atrai e acolhe jovens de todas as regiões do Brasil, sendo um fator alavancador para o desenvolvimento do município”, disse Sérgio, que agradeceu a homenagem recebida.

Representado o homenageado Ataide Moacyr Ferrazza, já falecido, esteve presente sua sobrinha, a secretária municipal de Agricultura, Vanessa Casiraghi Zanon. Ela agradeceu a homenagem em nome da família de Ataide, relembrando fatos da vida dele, principalmente, com relação a sua dedicação com o ensino. “Podemos destacar dele, a humildade com o trato com as pessoas, mesmo em situações de destaque pessoal, onde ele sempre repetia ‘Tudo que conquistei, conquistei com muitos braços e muitas mãos, não conquistei nada sozinho, sempre foi resultado do trabalho da equipe que estava comigo’. Inesquecível era sua motivação, sempre olhando para o futuro com grandeza e os obstáculos com a certeza de serem apenas algo a serem transpostos, com naturalidade e como consequência de muito trabalho. De um otimismo insuperável, contagiava a todos na busca de resultados inimagináveis. O professor Ataídes sempre dizia, que todas as pessoas que com ele trabalhavam deveriam nortear suas ações no sentido de transformar uma escola criada para ser para os filhos dos outros, para ser uma escola para nossos filhos”, contou Vanessa.

O vereador Lindomar Brandão (DEM), autor da Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Jorge Konder Bornhausen que, na ocasião, foi representado por Alceni Guerra, contou que a intenção foi reconhecer a luta e o empenho das autoridades federais em uma conquista local. “A Instituição mudou a realidade de toda a região Sudoeste do Paraná e, por isso, em nome da população pato-branquenses e da Câmara de Vereadores, ficam externados os nossos agradecimentos a todos os envolvidos”, ressaltou Brandão.

Autor do Título de Cidadão Honorário para Artur Antônio Bertol, o vereador da época  Osvaldo Luiz Gabriel, contou que Artur teve fundamental importância na transformação da FUNESP e na instalação do CEFET e que o Poder Público, Executivo e Legislativo, colaborou com todo o processo, inclusive, com a doação dos terrenos necessários. “Atualmente, em pleno funcionamento, abrange Pato Branco e demais regiões, com ensino gratuito e de qualidade, graças a luta de pessoas como Artur e os demais aqui citados nesta noite, e a Educação agradece o empenho de todos”, reconheceu Artur.

O homenageado com o Título, Artur Antônio Bertol, manifestou os dois sentimentos do momento. “Compartilho a alegria e a gratidão que eu sinto, em receber esse Título concedido pelo Osvaldo Gabriel que, para mim, é uma honra muito grande, e em ver a consolidação dessa Instituição, onde eu tive participação efetiva neste legado, que fica para a cidade de Pato Branco e para toda a região”, comemorou Artur.

Alceni Ângelo Guerra, homenageado com o Título de Cidadão Honorário, pelo então vereador Pedro Polo Neto, já falecido, recebeu a homenagem do presidente da Casa, Joecir Bernardi, e da filha de Pedro, Simone Polo. Alceni relembrou toda a história da instalação do CEFET-PR, contando passagens sobre as várias pessoas envolvidas no processo. Sobre o recebimento do Título, ele afirmou que quando alguém recebe uma homenagem, toda a família é homenageada junto e que, ao perguntarem se este é o dia mais feliz da vida ele,  ele afirmou que, “Receber o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco coroa toda uma carreira política, é a troca da fortuna material, pela plenitude espiritual. Sim, esse é o dia mais honroso, mais feliz e mais importante de toda a minha vida”, emocionou-se Alceni.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, afirmou que a gratidão pelos homenageados é de toda a cidade e que ele, enquanto prefeito, juntamente com a Angela, vice-prefeita, não estão economizando em educação, realizando a compra de material didático de qualidade para os 6.200 alunos municipais. Além disso, para o ensino superior, Robson contou uma novidade. “Vocês tiveram a honra de trazer o CEFET e, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, Pato Branco foi contemplado com uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Não serei um prefeito de grandes obras, mas seremos um Pato Branco de um grande futuro. Um futuro de dignidade e de oportunidade”, anunciou Robson.

Para Joecir Bernardi (PSD), presidente do Poder Legislativo, há necessidade de retorno da política como ela era feita pelos homenageados, que transformavam as cidades, por paixão no desenvolvimento. “Em minha opinião, o maior ato da história de Pato Branco foi a assinatura desse convênio de instalação da Unidade do CEFET, isso transformou a cidade, gerando oportunidades para todos que queriam estudar e buscar uma carreira profissional. Para mim, essa foi a Sessão mais importante que pude realizar, pois tive o privilégio de homenagear tantas pessoas ilustres que transformaram o ensino da nossa região, pois acredito que só pela educação a gente consegue tirar o cidadão do nada e transformá-lo em tudo”, enalteceu Joecir.

O diretor da UTFPR – Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, e o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, fizeram uma retrospectiva das conquistas do campus, contando a expectativa dos cidadãos, enaltecendo lideranças, agradecendo todos os envolvidos e comprometendo-se em continuar com o bom trabalho.

Histórico da Instituição

Em 1990, o Governo Federal, através do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico fez com que o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-PR se expandisse para o interior do Paraná, onde implantou cinco unidades, dentre as quais, a Unidade de Pato Branco.

Apesar do Programa que permitiu a ampliação das Unidades do então CEFET-PR ter iniciado em 1990, ainda em 1987, iniciaram as primeiras negociações para a implantação da Unidade de Ensino na região do sudoeste do Paraná. Nesta negociação, destacam-se as seguintes autoridades: o então Prefeito Municipal de Pato Branco, Astério Rigon, o Deputado Federal Alceni Ângelo Guerra e o Diretor do CEFET-PR, Ataíde Moacyr Ferrazza.

Em 1989, a Prefeitura Municipal de Pato Branco, liderada por Clóvis Santo Padoan, repassou ao CEFET-PR área anexa à Fundação de Ensino Superior de Pato Branco – FUNESP. Ainda no mesmo ano iniciaram as obras físicas das futuras instalações da Unidade de Pato Branco do CEFET-PR.

Em 1992, além da autorização de funcionamento, pelo Ministério da Educação, da Unidade Descentralizada de Pato Branco, através da Portaria 1.534 de 19 de outubro de 1992, foi realizado concurso público para contratação dos primeiros servidores, que tomaram posse em março do ano seguinte.

As primeiras aulas foram ministradas dia 15 de março de 1993 e a aula inaugural realizada no dia 29 de março. Entretanto, a cerimônia oficial de inauguração da Unidade de Ensino de Pato Branco, aconteceu no dia 17 de abril do mesmo ano.

Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo

O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo, de acordo com o organizadores, reuniu personalidades de sólida formação acadêmica, de notável saber e com passagem pelos mais elevados cargos do Executivo e Legislativo do País, com a finalidade de compartilhar experiências e conhecimentos que possam contribuir para um futuro ainda mais promissor aos pato-branquenses.

As atividades do Fórum fizeram parte da semana de comemoração oficial de emancipação de Pato Branco, que está completando, em 14 de dezembro de 2021, 69 anos. A idealização foi de pato-branquenses dos anos 70, o jornalista Ivanir José Bortot, o publicitário e apresentador de televisão César Setti e o fotógrafo Rudi Bodanese.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube