A queima de fogos de artifício sonoro ou similares é proibida em Pato Branco. Conforme a Lei Municipal nº 5.627, de 2020, quem for flagrado utilizando ou manuseando fogos de artifício sonoro será multado em 100 UFM (Unidade Fiscal do Município), o que pode gerar multa de até 4,2 mil, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. Flagrantes de manuseio podem ser denunciados ao Fala Cidadão, no telefone 156, em horário comercial.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente Keli Starck, os fogos de artifício com estampido geram incômodos às pessoas doentes, idosos e crianças, sendo prejudiciais às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Eles também comprometem a saúde e segurança dos animais.
Para denunciar irregularidades, a secretária orienta para que a população faça registros em vídeo e entre em contato com o telefone do Fala Cidadão, em horário comercial, que orientará para onde as imagens devem ser encaminhadas. Além disso, é necessário informar o endereço completo para que os responsáveis sejam autuados.
Mais
Paraná distribui 21 mil mudas nativas em ações pelo Dia da Árvore; Pato Branco está entre os municípios beneficiados
Obras de Rede de Esgoto Avançam no Bairro São Luiz
Pato Branco é destaque no Prêmio Gestor Público Paraná com programa Pato Tech – Escola de Inovação