Saúde aplica mais de 650 vacinas contra covid em dia D

A Secretaria de Saúde de Pato Branco aplicou 679 vacinas contra a covid-19 no sábado (4), em mais um dia D de vacinação. Do total, 17,8% foram para primeira dose, 31,3% para segunda dose e 50,8% para dose de reforço. Com a soma desses grupos, o município atingiu o total de 88,2% pessoas vacinas com a primeira dose e 73,3% com esquema vacinal completo. “A adesão no nosso município está muito boa, inclusive, muitas pessoas com doses em atraso compareceram no sábado para completar o esquema de vacinação”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein.

Na ação de sábado, a secretaria buscou ampliar a cobertura vacinal em pessoas que, por algum motivo, tenham perdido as datas anteriores. No total, 56 adultos e 65 adolescentes receberam a primeira dose; 171 adultos, duas gestantes e 40 adolescentes receberam a segunda dose; e 345 pessoas com esquema vacinal concluído até o dia 10 de julho receberam a terceira dose.

A aplicação do reforço segue até a terça-feira (7), das 8h às 16h no drive-thru e na sala de vacina central e das 13h às 16h nas salas de vacina dos bairros. “Embora a vacinação seja um meio efetivo para proteção das formas graves da doença, é importante seguir com as medidas de proteção, como uso da máscara, álcool em gel e distanciamento”, reforça Emanoeli.

“Ainda não podemos garantir que estamos totalmente imunes a esta doença e precisamos nos proteger e proporcionar proteção coletiva. Ressaltamos importância de terminar o esquema vacinal, pois temos prazos para a vacinação, na medida em que as doses têm validade de 30 dias após o recebimento. Quem não comparecer no dia agendado corre o risco de atrasar seu esquema, pois as doses precisam ser utilizadas em tempo hábil.”

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube