A obra de implantação do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, conexão entre a PR-180 e a PR-483, no Sudoeste do Estado, alcançou 60% da execução. Neste mês começaram os trabalhos mais visíveis da pavimentação em parte do trecho. Com 5,2 quilômetros de extensão e investimento de cerca de R$ 50 milhões (R$ 36 milhões nas obras em si e o restante em desapropriações), o novo eixo de ligação facilita o trânsito regional e retira o tráfego de veículos pesados, inclusive de cargas vivas, das vias urbanas da cidade. A previsão é que ele seja concluído no primeiro semestre de 2022.
“É uma obra muito emblemática. Esse contorno reforçará a ligação do Sudoeste e de Francisco Beltrão, um dos polos regionais, com Cascavel. Essa é uma área do Estado que tem se desenvolvido rápido e que induz o crescimento do agronegócio e a geração de novas empresas a partir do seu polo estudantil”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
No canteiro de obras, cada etapa trouxe novos desafios. Escavações de viadutos, desmonte de grandes paredões de pedra, com perfuração, explosão e retirada desses fragmentos para compor a base do pavimento, instalação dos sistemas de drenagem para evitar inclusive a eventual elevação do rio sobre a rodovia, terraplenagem, pavimentação, sinalização e segurança viária. O desafio foi intensificado em função da rodovia atravessar áreas em urbanização e de inundação do Rio Santa Rosa. Ao todo, são cinco viadutos, dos quais três já estão concluídos e dois em fase de execução, além de uma ponte sobre o Rio Santa Rosa, cuja execução está 80% concluída.
“Os desafios foram grandes, principalmente devido ao grande volume de terraplenagem e variedade de solos escavados, o que demandou mais tempo para a conclusão dos serviços de terraplenagem. Mas com o início dos serviços de pavimentação, a obra está em bom ritmo de execução, com aproximadamente 2,4 quilômetros em fase de execução do revestimento asfáltico”, afirmou o engenheiro fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Roberto Machado, que acompanha a obra.
HISTÓRICO – A construção do Contorno de Francisco Beltrão foi iniciada em 2018, mas houve problemas de desapropriação no processo. As obras foram retomadas sem interrupções em fevereiro de 2020.
SUDOESTE – Essa é uma das obras em andamento no Sudoeste. Além dela, está em execução a restauração em concreto do trecho da PRC-280 entre Palmas e o Trevo Horizonte, no entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. O investimento nesse corredor é de R$ 107 milhões e a previsão é de conclusão em 2022.
A PRC-280 também está com intervenção de ampliação da capacidade, que prevê a implantação de terceiras faixas em dois trechos: entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o km 5,9, em União da Vitória; e entre o km 130,3, no acesso a Palmas, e o km 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro. O investimento nos dois trechos é de R$ 26,8 milhões. O DER/PR também já deu início à adequação de trechos com curvas acentuadas da rodovia PR-562, entre o município de Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre. O trecho que passa por intervenções tem pouco mais de 3 quilômetros e o investimento é de R$ 5,8 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
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