Unimater: Faculdade Mater Dei transforma-se em Centro Universitário Mater Dei

Na noite desta terça-feira, 26 de outubro, aconteceu a Solenidade de Implantação  do Centro Universitário Mater Dei (Unimater), no Auditório Algemiro Pretto da Faculdade Mater Dei.  O evento deu-se presencialmente para número limitado de pessoas e foi transmitido simultaneamente no canal do Youtube do Unimater e pode ser revisto. Das salas de aulas, todas as turmas assistiram à transmissão, que foi aberta à comunidade externa.

Em seu discurso, a reitora Ivone Maria Pretto Guerra emocionou revelando detalhes de sua história de vida totalmente vinculada à educação, iniciada com 4 pra 5 anos de idade, quando não podia assistir as aulas, pois o ensino regular se iniciava na 1ª série e ela era muito nova pra isso. Mas ficou famosa na cidade inteira, pois assistia as aulas pela janela. “Eu ia pra sala de aula de alfabetização, levantava às 5 da manhã e ficava naquela janela”. Até o dia em que a inspetora apareceu na escola, estranhou a presença da menina na janela e convidou para uma prova oral de leitura. Uma poesia aberta aleatoriamente “Minha enxadinha trabalha bem…”, marcou para sempre a trajetória de Ivone, professora de tantos e incentivadora de muitos, quando o assunto é formação educacional e oportunidades de vida, a partir da educação.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a participação da terceira geração da família, os netos Felipe, Guilherme, Isadora e Aimée, que entraram no auditório com os emblemas que representam a união do grupo Mater Dei do passado com o futuro, trazendo o pelerine e o capelo concedidos à professora Ivone.

Registrou-se o prestígio de vários veículos de comunicação e grande número de autoridades, com destaque para a Promotora Pública Ivana Rigailo, homenageando a saudosa memória do dedicado professor da Mater Dei Cléber Rigailo, do deputado federal Fernando Giacobbo, cujo discurso teve como tônica a gratidão e afirmando acreditar no caminho que a IES trilha no Estado do Paraná; e do ex-ministro Alceni Guerra, ali também representando a família, uma vez que foi o primeiro paraninfo de uma turma de Educação Infantil do Colégio Mater Dei, que teve sua história enaltecida durante toda a solenidade e, como bem lembrou a representante do mantenedor, Vanessa Guerra Stefani, foi por meio da LDB 1996 que se abriu a possibilidade da expansão das instituições privadas do país no ensino superior. Assim surgia a Faculdade Mater Dei, em 1999.

O pró-reitor Administrativo Vitor Guerra fez analogia a uma viagem de trem, afirmando que a faculdade chegou à última estação, dando espaço para o Unimater. Vitor evocou a história desta trajetória trazendo trechos de discursos de seu pai, o saudoso dr. Guido Victor Guerra, desde a instalação da IES, com a aula magna do curso de Direito de 1999 e mais as 77 formaturas por ele presididas, em seus 77 anos de vida.

Conselho Superior Universitário

Ocuparam a mesa de honra os integrantes do Conselho Superior Universitário (Consun):

1- Ivone Maria Pretto Guerra, Presidente do Conselho

2- Vitor Ivan Pretto Guerra, Pró-Reitor Administrativo

3- Fabrício Pretto Guerra, Pró-Reitor de Ensino à Distância, Pós-Graduação e Pesquisa

4- Dirceu Antonio Ruaro, Pró-Reitor Acadêmico

5 – Vanessa Pretto Guerra Stefani, Representante do Mantenedor (Colégio Mater Dei Ltda)

6- Geri Natalino Dutra, Representante dos Coordenadores de Curso

7- Rogério Félix Branco, Representante dos Docentes do Centro Universitário Mater

Dei

8- Anderson Luiz Fernandes, Representante da Equipe Técnica Administrativa

9- Alcir Luiz Feisleben, Representante da Sociedade Civil

10- Cassiano Tomasini Telles, Representante dos Discentes

Todos os conselheiros assinaram o termo de posse para implantação do Consun e, em seguida, se iniciou a solenidade de posse da reitoria. O mantenedor Colégio Mater Dei Ltda, representado por Vanessa Guerra, empossou como magnífica reitora Ivone Guerra e ela, posteriormente, empossou os filhos Vitor Guerra como Pró-reitor de Administração; e Fabricio Guerra como Pró-reitor de Ensino à Distância, Pós-graduação e extensão. Recebeu a posse também o prof. dr. Dirceu Ruaro, como Pró-Reitor Acadêmico.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube