O bem-estar, bom conviver e a saúde mental dos adolescentes do 6° Colégio da Polícia Militar de Pato Branco ganharam um aliado a mais: o curso de Psicologia do Centro Universitário Mater Dei (Unimater). O curso está realizando em parceria com o colégio, o projeto de extensão “Adolescer em meio a pandemia de COVID -19”.
Embora adolescentes não se enquadrem como população de risco em relação ao Covid-19, as medidas não farmacológicas de controle de contágio, como distanciamento/isolamento social e o fechamento de escolas, podem afetá-los significativamente. A parceria interprofissional foi iniciativa do Capitão Militar Ferreira Junior e da pedagoga Susane, que procuraram o curso da Unimater. Eles realizaram uma pesquisa situacional levantando temas coletados com os próprios estudantes. Dentre os mais solicitados no campo da saúde mental está: Ansiedade, depressão, crise existencial, luto, ideação suicida e baixa autoestima. O projeto volta seu olhar justamente para essa demanda apontada pelos estudantes.
Roda de conversa
Por meio de rodas de conversas temáticas, acadêmicos do curso estão criando espaços de diálogos psicoeducativos com os alunos, tendo como base os quatro pilares da ação terapêutica (acolhimento, escuta, suporte e esclarecimento). Trata-se da “Roda de Conversa – Caminhos do Cuidado”. Um espaço de escuta qualificada para os adolescentes, estimulados a falar sobre questões do cotidiano e a fazer a troca de experiências, compartilhando angústias típicas desta fase do desenvolvimento e deste momento atípico de pandemia.
Agora todos podem se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmo. “Esta troca de experiências o compartilhamento de angústias típicas têm possibilitado a realização de processos saudáveis de amadurecimento e, ainda, o estabelecimento de um conceito de si mesmo (self) e do mundo exterior, isto é, do mundo do interno e mundo externo”, avaliou a coordenadora e professora, a psicóloga Joice Schultz.
Além das rodas de conversa, eles utilizam dinâmicas, técnicas de mindfulness, relaxamento, identificação e regulação das emoções (como ansiedade, medo e tristeza), todas relacionadas ao tema da roda de conversa.
A palavra Mindfulness, que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.
O Adolescer na Pandemia foi formatado em quatro encontros, tendo iniciado dia 27 de setembro, com o tema ansiedade e depressão. Teve o segundo encontro neste dia 19, abordando a crise existencial e a auto estima baixa. No dia 26 de outubro eles falarão sobre luto. E, para fechar, no dia 9 de novembro, vão discutir a saúde mental na adolescência e a prevenção ao suicídio. Participam ao todo cerca de 200 adolescentes, sendo cem estudantes no período matutino e 100 alunos no período vespertino.
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