Legislativo concede Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense ao promotor Raphael Adalberto Soares

A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou, na sexta-feira (15), a Sessão Solene para entrega de Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense ao promotor Raphael Adalberto Soares. A homenagem, atribuída aos cidadãos que tenham sido ou sejam protagonistas de relevantes serviços à comunidade pato-branquense, foi proposta pelo vereador Romulo Faggion (PSL) e contou com o apoio dos demais vereadores da Casa, por meio da aprovação do Decreto Legislativo nº 5, de 29 de março de 2021.

De acordo com o projeto apresentado, o reconhecimento e a homenagem se devem pois, em todo o tempo que atuou frente à Comarca de Pato Branco, o promotor Raphael, como é popularmente conhecido, “não mediu esforços para amparar, auxiliar e indicar caminhos aos menores que por ele passaram, visando sempre proporcionar a reinserção ao meio social. Referência como servidor, de forma honrada e com muita humanidade e zelo, manteve as portas aberta para receber a todos, sempre disposto a contribuir com a comunidade, sempre objetivando a melhoria social, a qual, sem sombra de dúvidas, contribuiu na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes”.

O presidente do Legislativo, vereador Joecir Bernardi (PSD), enfatizou questões familiares de Raphael, relembrando sobre o avô do promotor, Miguel Soares, morador da comunidade de Passo da Ilha, de família tradicional de Pato Branco. Joecir também frisou em seu discurso, a importância do trabalho de Raphael para as crianças e adolescentes, deixando um pedido para que os pais e responsáveis sempre zelem pelo melhor interesse de seus filhos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, que no ato representou o Poder Executivo, destacou que o trabalho de Raphael, em Pato Branco, impactou a vida de gerações. “Digo ao meu amigo Raphael,  o quanto diferenças marcam a comunidade e o quanto o seu trabalho proporcionou mudanças. Você sempre buscou atuar com ética, moral e extrema discrição. Que a geração que você orientou, compartilhe seus ensinamentos. Parabéns e continue fazendo a diferença na vida nas pessoas que passam por você”, desejou ele.

A juíza da Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude, Acidentes do Trabalho, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial de Pato Branco, Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich, realizou uma homenagem, fazendo a leitura de mensagens escritas pelos colegas de trabalhado e destacando, em seu discurso, a amizade, a parceria e o acolhimento proporcionado pelo colega Raphael para toda a equipe, deixando lembranças de muito carinho, além de um legado de excelente trabalho desempenhado junto à comunidade pato-branquense.

O vereador proponente, Romulo Faggion (PSL), afirmou que “Ele é uma pessoa muito respeitada pela população de Pato Branco e não deixou saudades apenas no Fórum, mas em todos os locais onde atuou. Também contribuiu com os serviços da rede de proteção à criança e adolescente, realizou palestras em diversos contextos, foi professor universitário e, para além disso, foi marido, amigo, colega de tantas pessoas, que hoje simbolicamente são representados pelos convidados presentes”.

Em seu discurso, Raphael contou como foi o início de sua trajetória no serviço público, explicando que passou no concurso, mas não se sentia pronto ao assumir, pois não havia uma formação específica para isso, porém, ao longo dos anos, se dedicou ao trabalho com determinação, porque acreditou que aquele era seu caminho, ressaltando “a felicidade e a sorte” de trabalhar com uma equipe competente e harmônica, tanto no Ministério Público quanto no Judiciário. Ele agradeceu a todos, por tudo que aprendeu com os colegas, ao longo dos anos exercendo a profissão em Pato Branco, e ao vereador proponente da horaria, vereador Romulo Faggion.

Biografia do Homenageado
 
Raphael Adalberto Soares, nasceu em Francisco Beltrão (PR), em 5 de abril de 1975, filho de Alcemar Soares (pato-branquense) e de Deonilda Salvin Gubert (vividense), ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UPFR), no ano de 1993, formando-se Bacheral em Direito, em 1998. Foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PR, obtendo o certificado de habilitação para exercício da advocacia em 29 de maio de 1998.

Ingressou na carreira pública, em 31 de maio de 1999, como promotor de Justiça. Atuou como Promotor Substituto nas Comarcas de Londrina, Cornélio Procópio e Lapa. Foi Promotor Titular nas comarcas de Barracão, São João do lvaí, Palotina, Capanema, Pato Branco e, atualmente, em Curitiba. Em Pato Branco, exerceu de 2006 a 2021, funções junto à 3º Promotoria de Justiça da Comarca, com atribuições nas seguintes áreas: Proteção à Criança e ao Adolescente, Vara de Família, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho.

Dentre suas atuações na Vara da Infância e Família, na comarca de Pato Branco, Raphael teve efetiva participação na elaboração de planos municipais, nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade e no plano municipal de atendimento socioeducativo, voltado para adolescentes em conflito com a lei. Também acompanhou e orientou na divulgação do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência.

Comprometido com a área da educação, especialmente, referente à qualidade da educação, atendimento educacional especializado e ampliação do atendimento em creches e pré-escolas. Também teve carreira na docência, lecionando a Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente, na Escola da Magistratura do Paraná – Núcleo de Pato Branco (PR), e a Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente, na Faculdade de Direito Mater Dei de Pato Branco (PR); Participou de diversos Conselhos – como Membro do Ministério Público do Paraná, nas cidades que compõe a comarca de Pato Branco – entre eles, Conselho Tutelar, Conselho Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Anti-drogas, Comissões Municipal de Volta às aulas, no ano 2021.

Durante os mais de 15 anos de serviços prestados, em Pato Branco e região, exerceu um brilhante trabalho à frente do Ministério Público, servidor querido e admirado por seu caráter, competência e humanidade, buscou incansavelmente oferecer o melhor apoio e auxílio para as crianças e adolescentes, proporcionando mudanças sociais e fazendo a diferença na vida de inúmeras pessoas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube