Evento do ecossistema de inovação do Sudoeste terá constelação de especialistas

Na terceira edição do Connexion, interação com modelos do Brasil e do exterior pretende aproximar e inspirar participantes

Será realizada, nos dias 26 e 27 de outubro, a terceira edição do Ecossistema Connexion. O evento híbrido é promovido pelo Ecossistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI) e contará com 19 palestrantes, alguns deles de renome nacional e internacional, além de oficinas. A expectativa dos organizadores é de que mais de mil pessoas da região participem. A inscrição é gratuita e pode ser feita de forma digital pelo link https://bit.ly/3Connexion .

Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR adianta que serão nove horas com conteúdos relacionados a outros ecossistemas do Brasil e do Mundo. Também estão programadas quatro oficinas presenciais com dinâmicas e experiências práticas. “Teremos painéis com empresários interagindo com casos de referência, como as boas práticas do ecossistema de Florianópolis e o programa Dual Study, no Rio de Janeiro. Vamos falar também das novas competências dos futuros profissionais do setor, entre outros temas de interesse”, relata Jocelei.

A programação do dia 26 de outubro tem como destaques Monnaliza Medeiros, gerente de comunidade da Bossa Nova Investimentos, que falará sobre as habilidades necessárias para a nova economia. No mesmo dia, Washington Lemos, abordará o Dual Study, metodologia de ensino inovadora da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil- Alemanha do Rio de Janeiro, com apoio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para fechar o primeiro dia, Guga Stocco, cofundador do Banco Original (o primeiro digital do Brasil) e especialista em inovação e tecnologia, palestra sobre como construir o futuro da região Sudoeste a partir da inovação.

No dia 27, estão agendadas as seguintes palestras: Rodrigo Schiavini, sobre a gestão para uma empresa desejada; Jorge Moukarzel, com Q&A: Gestão comercial para startups; Carolina Ultimura, sobre como gerar empregabilidade para o jovem de hoje; André Marquet, sobre como Lisboa está se transformando no Vale do Silício da Europa; e Tony Chierighini, com um painel sobre o caso inspirador do ecossistema de Florianópolis, além de debates e oficinas.

De acadêmicos a empreendedores

Marielle Sandalovski Santos, coordenadora de pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização (Coppexi), do Unidep – Centro Universitário de Pato Branco, analisa que esta edição do Connexion é resultado do trabalho de todos os componentes da governança, que pensaram em conjunto os temas e necessidades da região, abrangendo estudantes, professores, empreendedores, empresários e organizações que pensam em investir em processos inovadores.

“O setor acadêmico é um celeiro de ideias, que olha o mundo real, identifica e pensa em possíveis soluções. Mas, é preciso conexão com o mundo real, em que os estudantes vão trabalhar depois de formados. O Connexion busca a sinergia para o surgimento de soluções inovadoras e, assim, empresas mais fortes”, analisa Marielle.

Evandro Vicente de Cezaro Brandalizze, sócio fundador da BBA (Brazilian BioActives Extratos Naturais) e diretor da ACEFB (Associação Empresarial de Francisco Beltrão), avalia que o ecossistema de inovação do Sudoeste está no melhor nível de maturidade, considerando todas as instituições envolvidas, o que se reflete no Connexion. “A expectativa é que o evento contribua para a abertura de mentes, que mais pessoas se engajem no projeto. Já temos exemplos de empresas promovendo a inovação aberta na região. A própria BBA surgiu no contexto do ecossistema. Esperamos conectar o Sudoeste, para que novas empresas e negócios floresçam e a juventude possa ter mais oportunidades”, frisa Brandalizze.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube