Governo do Estado lança a 3ª Semana da Inovação do Paraná, que acontece em outubro

O Governo do Estado, através da Superintendência Geral de Inovação, lançou nesta segunda-feira (27), no Palácio Iguaçu, a 3ª Semana da Inovação do Paraná, uma iniciativa que busca engajar o ecossistema de tecnologia paranaense e que será realizada de 4 a 8 de outubro. Serão dois eventos online e gratuitos – o Assespro Innovation Day e o Viasoft Connect – ambos com objetivo fomentar a discussão sobre o tema para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico estadual. O primeiro será dias 4 e 5 e o segundo de 6 a 8.

A Semana de Inovação, prevista para acontecer anualmente pela Lei Estadual 19.966/2019, ocorrerá de forma totalmente virtual e gratuita. O superintendente de Inovação, Marcelo Rangel, afirma que será uma semana para mostrar todo o cenário favorável aos investimentos em empreendedorismo que o Paraná tem desenvolvido.

“Não só de ecossistema vive a inovação. Ela precisa de incentivo do nosso governo e o Paraná está trabalhando para que os produtos nascidos aqui sejam impulsionados e produzam frutos. O mais importante é fomentar as ações ligadas à inovação, seja através das instituições, do setor produtivo, da academia e do governo”, ressalta.

O superintendente aponta que são focos desta edição a educação empreendedora e a valorização das parcerias com instituições que trabalham com a qualificação dos paranaenses em áreas correlatas. “O Paraná é um dos estados com a melhor situação em mão de obra qualificada, boas ideias e projetos no setor acadêmico. Agora, também precisamos trabalhar com a oportunidade de fazer com que esses produtos se tornem viáveis economicamente, o que acontece através de parcerias”, explica Rangel.

Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforça que os eventos prometem engajar o ecossistema em prol da educação empreendedora. Segundo ele, esse é um dos pontos cruciais da articulação entre governo, iniciativa privada e academia para favorecer a inovação.

“Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os processos formativos precisam estar perfeitamente alinhados com este cenário. Precisamos não só da tecnologia na educação, mas da formação para o uso da tecnologia no geral. Isso se conecta a uma ideia de formação mais empreendedora que possa estimular nosso estudante a ter a perspectiva de que, mais do que trabalhar como empregado, ele possa gerar riquezas, oportunidades e ajudar o desenvolvimento do Estado e do país”, explica Bona.

ASSESPRO INNOVATION DAY – A programação da Semana da Inovação está dividida nos dois eventos promovidos pelas instituições parceiras, ambos online e gratuitos. A programação completa e inscrições para os eventos serão disponibilizadas ao longo dos próximos dias neste SITE.

Nos dias 4 e 5, será realizado o Assespro Innovation Day, promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná). O evento promove palestras das 9h às 13h. A programação tem como atração expoentes da área tech: o pesquisador e especialista em tecnologia Tony Ventura, e Dave Mosby, investidor-anjo no Vale do Silício.

“O evento tem como foco destacar as principais iniciativas, tanto do campo público como no privado, que estão em campo hoje e corroboram para o processo de manutenção do Estado como líder em termos de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de startups”, diz o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro.

VIASOFT CONNECT – De 6 a 8 de outubro, a vez é do Viasoft Connect 2021. O congresso traz na programação painéis com profissionais renomados do mercado, com diferentes abordagens sobre a inovação. Entre os temas estão tecnologia, gestão e desenvolvimento de pessoas, performance, vendas e expansão, jurídico, estoque e logística. Iolanda Viola, diretora do Viasoft Connect, explica que a edição em 2021 vai abordar exemplos práticos de como tirar a inovação do papel e colocá-la no dia a dia pessoal e corporativo.

“A Semana da Inovação e seus eventos são uma grande ferramenta para levar conteúdo especializado de uma forma clara e interativa. O tema do Viasoft Connect esse ano é inovação aplicada. Escolhemos esse tema porque a gente entende que da forma que o mundo está trabalhando, nossa maior dificuldade é aplicar os avanços tecnológicos em projetos concretos”, afirma a diretora.

A programação inclui, entre os destaques, a CEO do movimento Black Money, Nina Silva; o presidente do conselho executivo da startup Robô Laura, Jacson Fressatto; e a apresentadora e influencer Gabriela Prioli. A programação de cada dia começa às 12h30 e segue até as 18h.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube