Adolescentes começam a ser vacinados domingo em Pato Branco

Pato Branco dará início no domingo, dia 26, a vacinação de adolescentes portadores de deficiências, com comorbidades, gestantes e puérperas com 16 e 17 anos completos. A vacinação será na modalidade drive-thru, das 8h às 11h, no Parque de Exposições, em frente à Sociedade Rural.

Na quarta-feira, dia 29, a vacinação será estendida a este público com 14 e 15 anos completos. As doses serão aplicadas na sala de vacina ou no drive-thru, das 8h às 16h, e nas sala de vacina dos bairros, das 13h às 16h. A vacina utilizada para esta finalidade será exclusivamente a do laboratório Pfizer.

Comorbidades

As comorbidades elencadas na vacinação são:

Diabetes;
Pneumopatia crônica grave (DPOC, fibrose cística, asma grave);
Hipertensão persistente em uso de 3 ou mais antihipertensivos;
Hipertensão em estágio 3;
Hipertensão em estágio 1 ou 2 com lesão em órgãos Alvo;
Doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, co-pulmonale e hipertensão pulmonar; hipertrofia ventricular esquerda, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção sistólica/diastólica, síndromes coronarianas, valvulopatias, aneurismas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas);
Doenças cerebrovasculares (AVC, demência vascular, ataque isquêmico ou hemorrágico);
Doença renal crônica em estágio 3;
Imunossuprimidos (transplantados, HIV/AIDS, Tratamento com drogas imunossupressoras, pacientes em quimioterapia, Imunodeficiências primárias, uso de drogas modificadoras da resposta imune);
Anemia falciforme;
Obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40);

É necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou certidão de nascimento do adolescente, carteira de vacina, termo de assentimento já preenchido e assinado pelo responsável legal. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Pato Branco, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Somente serão vacinados adolescentes acompanhados do responsável legal.

Portadores de deficiência permanente

São considerados portadores de deficiência permanente  aqueles que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

São elas:

1 – Física: Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
Ex: amputação de membro.

2 – Auditiva: Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.
Ex: pessoas em uso de aparelho auditivo, em acompanhamento.

3- Visual: Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.
Ex: cego.

4- Mental: Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. Ex: Síndrome de Down, Autismo.

É necessário apresentar CPF, RG, carteira de vacina, termo de assentimento preenchido e assinado pelo responsável legal, laudo médico que indique a deficiência e/ou cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência e/ou cadastro no BPC. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Pato Branco, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação. Somente serão vacinados adolescentes acompanhados do responsável legal.

Gestantes

Gestantes, independente do tempo de gestação poderão ser vacinadas.

São documentos obrigatórios: RG, CPF, carteira de vacina, carteira de gestante e/ou exame que comprove a gestação.

Obrigatoriamente deverão apresentar prescrição médica para a vacinação. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência.

Puérperas

Pessoas que tiveram bebê, até 45 dias do pós parto, podem ser vacinadas.

São documentos obrigatórios: RG, CPF, declaração de nascimento do filho.

Obrigatoriamente deverão apresentar prescrição médica para a vacinação.

Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube